Lançado "Quadra", novo álbum do Sepultura
Por Igor Miranda
Postado em 07 de fevereiro de 2020
O Sepultura lançou, nesta sexta-feira (7), o seu 15° álbum de estúdio. O trabalho, intitulado "Quadra", chega a público por meio da gravadora Nuclear Blast no exterior - no Brasil, a divulgação é pela BMG.
"Quadra" traz, novamente, o Sepultura trabalhando com o produtor Jens Bogren, em estúdio na Suécia. Uma das músicas - "Fear, Pain, Chaos, Suffering", a última da tracklist - tem participação de Emmily Barreto, vocalista do Far From Alaska.
Ouça "Quadra" a seguir, via Spotify:
De acordo com o Sepultura, "Quadra" tem proposta conceitual. A capa, criada por Christiano Menezes (Darkside Books), "representa as diferentes regiões, fronteiras, tradições que todos nós viemos e tivemos durante o nosso processo de vida". "Olhe para a moeda. Você dá importância ao dinheiro? Ele não está presente apenas na capa, mas na cabeça de todo mundo. Seja a regra do seu próprio jogo!", diz a banda.
Em nota, Andreas Kisser falou sobre o conceito. "Em português, além de outros significados, 'Quadra' significa 'quadra esportiva': uma área terrestre limitada, com demarcações, onde um jogo acontece com suas determinadas regras. Somos de diferentes 'Quadras'. Todos os países têm fronteiras, tradições, cultura, religiões, leis, educação e um conjunto de regras onde a vida acontece", diz, inicialmente.
O músico completa: "Nossas personalidades, o que acreditamos, como vivemos, como construímos sociedades e relacionamentos... tudo depende desse conjunto de regras com as quais crescemos. Conceitos de criação, deuses, morte e ética. Somos escravizados pelo conceito do dinheiro. Quem é pobre ou rico, é assim que medimos pessoas e bens. Independentemente de sua 'Quadra', você precisa de dinheiro para sobreviver. É a regra principal do jogo 'vida'".
Por fim, é explicada a relação do conceito com a capa do álbum. "A moeda é forjada com o crânio do senador, que representa o conjunto de leis em que vivemos. O mapa mundial na cabeça representa as fronteiras das nações, com linhas imaginárias separando pessoas por conceitos de raça e do que é sagrado", afirma.
Quatro partes
Também em material de divulgação, Andreas Kisser explicou que "Quadra" é dividido em quatro partes. Cada "momento" do disco traz uma proposta diferente.
"O álbum foi composto desta forma: dividido em quatro - três faixas para cada lado - como se fosse um disco de vinil duplo com os lados A, B, C e D", afirmou ele, inicialmente.
"O lado A, aberto por 'Isolation', é mais tradicional, thrash, e representa o discurso do Sepultura, mas sempre com elementos novos. Por isso, 'Isolation' tem essa característica rápida e tradicional. O lado B é mais percussivo, com ritmos brasileiros. O C vai um pouco mais além com o violão, sendo mais instrumental como característica geral. E o D é aquela coisa mais groovada, lenta, com melodia", disse.
Veja, a seguir, a tracklist de "Quadra":
1. Isolation - 00:04:56
2. Means To An End - 00:04:39
3. Last Time - 00:04:27
4. Capital Enslavement - 00:03:40
5. Ali - 00:04:12
6. Raging Void - 00:03:57
7. Guardians Of Earth - 00:05:11
8. The Pentagram - 00:05:20
9. Autem - 00:04:06
10. Quadra - 00:00:46
11. Agony Of Defeat - 00:05:51
12. Fear; Pain; Chaos; Suffering - 00:04:09
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O solo que Slash compara a fazer sexo e nunca se cansa de tocar
Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
A opinião de Mark "Barney" Greenway, do Napalm Death, sobre Lemmy e o Motörhead
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O baterista que não gosta da música mais famosa de sua banda; "Gostaria de nunca ter tocado"
O que faria Humberto Gessinger voltar com os Engenheiros do Hawaii, segundo jornalista
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"


Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra
Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura



