Dia Mundial do Gótico: conheça bandas brasileira do estilo
Por Julia Ourique
Fonte: OrBe Comunicação
Postado em 26 de maio de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No dia 22 de maio é comemorado o Dia Mundial do Gótico. A data inusitada existe desde 2009, e exalta a importância da cena gótica para a cultura mundial. Muito mais do que vestir-se de preto e apreciar a literatura e as belas artes, o Gótico hoje é estilo de vida e também conversa com a música. No Brasil, o gótico circula em ambientes musicais do Darkwave e Post-punk, como também no Metal. Na lista abaixo, indicamos algumas bandas brasileiras que se inspiram no gótico para suas músicas, vestimenta e filosofia.
Lyria (RJ)
Criada em 2012 por Aline Happ (voz), a banda de metal sinfônico carioca é uma das mais conhecidas do país, que traz na sua história o disco de estreia, "Catharsis" (2014) e o segundo álbum, "Immersion", que também foi lançado graças a um financiamento coletivo, arrecadando mais de 13 mil dólares. Feitos extraordinários para uma banda de metal brasileira. Além de Aline, o Lyria conta com Rod Wolf (guitarra), Thiago Zig (baixo) e Thiago Mateu (bateria). Com refrãos marcantes, arranjos bem trabalhados e temas de superação, o Lyria reúne fãs de todos os cantos do globo, principalmente na Europa, Estados Unidos e Brasil.
Assista "Last Forever":
Drowned Men (MG)
De Belo Horizonte (MG), a Drowned Men é uma banda de post-punk que traz em sua discografia o EP "Ashes" (2019) e o disco de estreia, "Bats" (2020). O quinteto usa do minimalismo e experimentalismo em suas canções, que falam de medos, vícios e também esperança. Entre as influências musicais, estão clássicos do post-punk como Bauhaus, Echo and The Bunnymen, Siouxsie and the Banshees, The Cure e ainda bandas nacionais como o Legião Urbana e o Ira!, também fortemente influenciadas pelo gênero. A Drowned Men conta com os músicos Gabriel Martins (bateria), Adriano JS (baixo), Joey Blasmain (guitarra), John Silva (guitarra e backing vocal) e Adriano Bê (voz).
Assista "Stay":
Hamen (SC)
Criada em 2013, a Hamen surgiu no cenário nacional com o EP "Altar" (2015) e de lá pra cá a banda já participou de algumas coletâneas internacionais e lançou o álbum de estreia, "Unreflected Mirror" (2018), inspirado na ficção científica, se tornando uma das representantes do metal sinfônico brasileiro. a Hamen é formada por Cadu Puccini (guitarra), Gabriel Pedroso (bateria) e Monica Possel (voz) e Matheus Maia (baixo).
Assista "My True Freedom":
The Knutz (RJ)
The Knutz é uma banda carioca de postpunk/death rock, conhecida por shows enérgicos e melodias diferenciadas. O trio foi criado em 2005 e é formado por Daniel Abud (voz e guitarra), Tiago Abud (baixo) e Airton Silva (bateria). Nos últimos 15 anos o grupo já realizou turnê na Europa e lançou os discos "The Knutz Live" (2018), "The Towe" (2018), "Monsters on Tour" (2016), "We are the Monsters" (2015), "Live at the Fleece (Bristol - UK)" (2013) e "Ghost Dance Party" (2011).
Assista "The Tower":
Semblant (PR)
Criada em 2006, a Semblant é uma banda de death metal melódico brasileira, que traz entre os membros os músicos Sergio Mazul (voz), J. Augusto (teclado), Mizuho Lin (voz), Juliano Ribeiro (guitarra), Thor Sikora (bateria) e Johann Piper (baixo). Na discografia, eles contam com "Last Night of Mortality" (2010), "Lunar Manifesto" (2014) e "Obscura" (2020). A banda também conta com a graphic novel "Semblant: Blood Chronicles", que traz várias histórias de terror inspiradas nas canções do grupo, lançadas em parceria com a DarkSide Books.
Assista "Murder of Crows":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent

Os roqueiros também amam: playlist para o Dia dos Namorados


