Little Richard: causa da morte do lendário músico é divulgada
Por Igor Miranda
Fonte: People
Postado em 09 de maio de 2020
A causa da morte de Little Richard, lendário músico do rock and roll, foi divulgada. O músico faleceu neste sábado (9), aos 87 anos, em decorrência de um câncer ósseo.
Little Richard - Mais Novidades
Dick Allen, empresário de Little Richard por 40 anos, enviou uma nota ao site da revista People confirmando a causa. "Little Richard faleceu na manhã deste sábado (9), de câncer nos ossos. Ele estava morando com o irmão em Nashville, nos Estados Unidos", disse.
Allen completou: "Ele estava lutando contra esse câncer há um bom tempo, há muitos anos. Falei com ele pela última vez há duas ou três semanas. Sabia que ele não estava bem, mas ele nunca dava detalhes sobre isso, apenas dizia: 'não estou bem'. Ele estava sofrendo dores há vários anos. Apenas não falava sobre isso".
O "arquiteto do rock and roll" não fazia shows desde 2014, quando estava com 81 anos. Aposentou-se de vez da música e teve poucas aparições recentes, como em 2017, quando concedeu uma entrevista à Christian Three Angels Broadcasting Network e apareceu sem maquiagem e em uma cadeira de rodas.
Nascido em 5 de dezembro de 1932, como o terceiro dos 12 filhos do casal Leva Stewart e Charles "Bud" Penniman, Richard Wayne Penniman começou sua carreira na música ainda em 1947, após ser descoberto por Sister Rosetta Tharpe - para muitos, a real pioneira do rock and roll. Trabalhou com uma série de músicos até conseguir um contrato com uma gravadora, no início dos anos 1950.
O resto é história. Sua forma eletrizante de cantar e tocar piano ajudou a construir o que conhecemos como o rock and roll, estilo que cativou o mundo e desdobrou em ramificações que justificam não só o trabalho de milhões de artistas e bandas, como, também, de veículos especializados em rock e seus subgêneros - como o Whiplash.Net.
Apesar do primeiro contrato ter sido assinado em 1951, o real sucesso de Little Richard só chegou, mesmo, em 1955, após mudar de gravadora. A música responsável por dar fama ao músico foi "Tutti Frutti", em 1955. A faixa foi lançada em seu primeiro álbum de estúdio, "Here's Little Richard" (1957).
Depois, Richard emendou uma série de hits, com "Long Tall Sally", "Slippin' and Slidin'", "Ready Teddy", "Rip It Up", "She's Got It", "The Girl Can't Help It", "Lucille", "Jenny, Jenny", "Keep A-Knockin'" e por aí vai.
No fim da década de 1950, Little Richard converteu-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia e anunciou que seguiria carreira na música gospel, além de ser pastor. O retorno à música secular aconteceu em 1962, com uma turnê que chegou a envolver Sam Cooke como atração de abertura e Billy Preston como seu organista.
Sua carreira passou por muitos altos e baixos, além de diversas ocasiões em que trocou a música secular pela gospel e vice-versa. Na década de 1970, seu som já era considerado "velharia" e passou a fazer parte de turnês "revival", apesar de ainda realizar apresentações em grandes espaços. Os problemas com drogas atrapalharam bastante a trajetória do músico, especialmente a partir deste período.
A história de Little Richard se confunde com a do rock em diversos momentos. O músico influenciou não só outros artistas contemporâneos a ele, como Elvis Presley, como muitos outros que vieram após, como Beatles, Rolling Stones e até Motörhead.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Tom Morello conta como se tornou fã de Nuno Bettencourt antes do sucesso do Extreme
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Marcelo Barbosa opina sobre Nirvana e Alice in Chains e cita raiva de uma e amor por outra
Onze grandes bandas que contam com apenas um integrante original
A poderosa canção dos anos 70 que Bono considera entre as melhores letras de todos os tempos



O rockstar que descobriu os Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix: "Ninguém conhecia eles!"
O trecho de guitarra dos 50s que Angus Young não parava de repetir; "quase inventei o rap"
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
O maior cantor de rock na opinião de Paul McCartney e Bruce Springsteen
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio



