Little Richard: causa da morte do lendário músico é divulgada
Por Igor Miranda
Fonte: People
Postado em 09 de maio de 2020
A causa da morte de Little Richard, lendário músico do rock and roll, foi divulgada. O músico faleceu neste sábado (9), aos 87 anos, em decorrência de um câncer ósseo.
Little Richard - Mais Novidades
Dick Allen, empresário de Little Richard por 40 anos, enviou uma nota ao site da revista People confirmando a causa. "Little Richard faleceu na manhã deste sábado (9), de câncer nos ossos. Ele estava morando com o irmão em Nashville, nos Estados Unidos", disse.
Allen completou: "Ele estava lutando contra esse câncer há um bom tempo, há muitos anos. Falei com ele pela última vez há duas ou três semanas. Sabia que ele não estava bem, mas ele nunca dava detalhes sobre isso, apenas dizia: 'não estou bem'. Ele estava sofrendo dores há vários anos. Apenas não falava sobre isso".
O "arquiteto do rock and roll" não fazia shows desde 2014, quando estava com 81 anos. Aposentou-se de vez da música e teve poucas aparições recentes, como em 2017, quando concedeu uma entrevista à Christian Three Angels Broadcasting Network e apareceu sem maquiagem e em uma cadeira de rodas.
Nascido em 5 de dezembro de 1932, como o terceiro dos 12 filhos do casal Leva Stewart e Charles "Bud" Penniman, Richard Wayne Penniman começou sua carreira na música ainda em 1947, após ser descoberto por Sister Rosetta Tharpe - para muitos, a real pioneira do rock and roll. Trabalhou com uma série de músicos até conseguir um contrato com uma gravadora, no início dos anos 1950.
O resto é história. Sua forma eletrizante de cantar e tocar piano ajudou a construir o que conhecemos como o rock and roll, estilo que cativou o mundo e desdobrou em ramificações que justificam não só o trabalho de milhões de artistas e bandas, como, também, de veículos especializados em rock e seus subgêneros - como o Whiplash.Net.
Apesar do primeiro contrato ter sido assinado em 1951, o real sucesso de Little Richard só chegou, mesmo, em 1955, após mudar de gravadora. A música responsável por dar fama ao músico foi "Tutti Frutti", em 1955. A faixa foi lançada em seu primeiro álbum de estúdio, "Here's Little Richard" (1957).
Depois, Richard emendou uma série de hits, com "Long Tall Sally", "Slippin' and Slidin'", "Ready Teddy", "Rip It Up", "She's Got It", "The Girl Can't Help It", "Lucille", "Jenny, Jenny", "Keep A-Knockin'" e por aí vai.
No fim da década de 1950, Little Richard converteu-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia e anunciou que seguiria carreira na música gospel, além de ser pastor. O retorno à música secular aconteceu em 1962, com uma turnê que chegou a envolver Sam Cooke como atração de abertura e Billy Preston como seu organista.
Sua carreira passou por muitos altos e baixos, além de diversas ocasiões em que trocou a música secular pela gospel e vice-versa. Na década de 1970, seu som já era considerado "velharia" e passou a fazer parte de turnês "revival", apesar de ainda realizar apresentações em grandes espaços. Os problemas com drogas atrapalharam bastante a trajetória do músico, especialmente a partir deste período.
A história de Little Richard se confunde com a do rock em diversos momentos. O músico influenciou não só outros artistas contemporâneos a ele, como Elvis Presley, como muitos outros que vieram após, como Beatles, Rolling Stones e até Motörhead.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera


Neil Young e o "louco" que, para ele, define o que é o rock and roll
O único artista para o qual Doro Pesch pensou em pedir autógrafo
A música que Angus Young diz ser imbatível; "Coloque qualquer coisa de hoje e ela vence"
Little Richard em 1990 declarou: "Eu sou o arquiteto do rock n roll!"
Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"


