Soul Asylum: última live semanal somará mais de 100 músicas apresentadas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Dane Souza
Enviar Correções  

Desde que começou a quarentena, em março, a banda norte-americana SOUL ASYLUM tem feito uma live por semana em suas páginas de Instagram e Facebook com duração de aproximadamente meia hora. Sem repetir nenhuma música ao longo de 16 encontros, DAVE PIRNER (voz, piano e violão) e RYAN SMITH (violão e voz) farão a 17ª e última (Post) Quarantine Session na sexta-feira (17/07) por volta das 23h30. Desde que o projeto começou até o último fim de semana, foram 96 músicas apresentadas pela dupla, com apenas quatro covers.

Soul Asylum: assista guitarrista e vocalista tocando "Make Her Laugh", nova música

Guns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formado em 1984, o grupo tem 13 discos lançados e muitas canções grandiosas que nunca foram gravadas ou que apareceram escondidas ao longo do caminho como faixas ilustrativas de alguns singles. A medida em que as semanas passavam, os fãs publicavam inúmeros pedidos e acabaram ajudando no repertório. Quando chegar nas 100 músicas próprias, o plano do vocalista é estourar um balão de confeites no meio da sala e se despedir temporariamente do público com essa marca interessante que não será noticiada em nenhum outro lugar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O quarteto de Minneapolis (EUA) ganhou notoriedade em 1993 com o lançamento do videoclipe de "Runaway Train", que mostrava crianças desaparecidas e acabou ajudando no resgate de praticamente a metade delas. O hit fazia parte do 7º álbum, ‘Grave Dancers Union’, que também emplacou na MTV os clipes de "Somebody To Shove", "Black Gold" e "Without A Trace". O disco seguinte, ‘Let Your Dim Light Shine’ (1995), manteve a chama dos caras aquecida com a mídia, mas a pressão da gravadora por um novo super-sucesso em ‘Candy From A Stranger’ (1998) passou um pouco dos limites. A Sony/Columbia lançou apenas dois singles e sequer investiu em um videoclipe para o segundo. O contrato não foi renovado e alguns anos se passaram até que eles voltassem pros trilhos.

Em 2005, o baixista KARL MUELLER perdeu a batalha para um câncer enquanto a banda estava em estúdio preparando ‘The Silver Lining’, que seria lançado no ano seguinte. Ainda com DAN MURPHY na guitarra, dois novos integrantes foram apresentados: TOMMY STINSON (ex-Replacements e Guns N’ Roses) e MICHAEL BLAND (The New Power Generation), que por muitos anos tocou com PRINCE. As dificuldades de não estar mais nos holofotes ou na mira das notícias nunca incomodou a banda, mas eram sentidas. O próximo disco, ‘Delayed Reaction’ (2012), saiu por uma gravadora pequena e acabou reformulando o grupo novamente poucos meses depois que foi lançado. STINSON deu lugar a WINSTON ROYE no baixo e o fundador e guitarrista DAN MURPHY pediu para sair, querendo focar sua dedicação na família e na vida pessoal. Em seu lugar, JUSTIN SHARBONO ficou até 2016, ano em que o grupo embarcou em um projeto de financiamento coletivo para gravar o 12º álbum, ‘Change Of Fortune’. Durante a turnê, JUSTIN deu lugar a RYAN SMITH e desde então o SOUL ASYLUM tem a mesma formação.

Quando a pandemia começou, a banda estava em turnê para divulgar o novo disco agendado para abril e já tinha algumas datas marcadas na Europa no segundo semestre. Assim como com os demais artistas, todo o calendário de shows foi cancelado, mas ‘Hurry Up And Wait’ foi lançado e surpreendeu positivamente pela qualidade, tanto que fez o grupo voltar para a Billboard depois de 25 anos de ausência. Com uma produção irretocável assinada por JOHN FIELDS, o álbum é revigorante e traz 13 faixas que todo cidadão que procura por uma boa música deveria se dar a chance de escutar.

Em entrevistas realizadas no começo do ano, o vocalista DAVE PIRNER revelou que o disco acabou ficando um pouco mais sentimental do que ele estava esperando. Isso talvez se explique por ele ter composto a maioria das músicas enquanto enfrentava um divórcio, mas a separação foi bastante amistosa e acabou gerando belas canções que podem ser ouvidas no player abaixo.

Vale ainda citar que antes ainda do lançamento deste álbum, DAVE PIRNER lançou um livro onde relembra toda a carreira da banda através das letras que tem escrito desde a época do primeiro disco. ‘Loud Fast Words: Soul Asylum Collected Lyrics’ foi impresso apenas nos Estados Unidos, mas traz uma leitura fácil que te faz mergulhar de cabeça na obra do artista pelas palavras do próprio autor.

Na nota de rodapé a gente ainda poderia citar que DAVE PIRNER integrou a Backbeat Band para gravar a trilha do filme ‘Os Cinco Rapazes de Liverpool’ ao lado de DAVE GROHL (NIRVANA/FOO FIGHTERS), Mike Mills (R.E.M.), THURSTON MOORE (SONIC YOUTH), GREG DULLI (AFGHAN WHIGS) e DON FLAMING (GUMBALL). Ainda por Hollywood, ele produziu a trilha sonora de ‘Procura-se Amy’, compôs uma música para o filme ‘Clerks’, fez parte de um disco beneficente com "Summer Of Drugs", de outro com um cover de "Sexual Healing", namorou a atriz WYNONA RIDER por dois anos e fez uma ponta no filme ‘Caindo na Real (Reality Bites)’. Além disso, o SOUL ASYLUM gravou um Acústico MTV no início de 1993, organizou dois anos depois um concerto com orquestra em Toronto com metade do repertório formado por músicas não lançadas e vieram para o Brasil três vezes: em 1994 com o INXS em São Paulo (SP), em 2001 para fechar o primeiro dia de Pop Rock Festival no Mineirão em Belo Horizonte (MG) e por fim em 2018, abrindo para o L7 no Tropical Butantã na capital paulista.

Se você estiver em casa nesta sexta-feira, dá uma conferida no canal dos caras. E se não estiver, escuta os discos, procure a banda no Spotify, no Apple Music. Todos os discos estão lá.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Soul Asylum: assista guitarrista e vocalista tocando "Make Her Laugh", nova música


Guns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise CityGuns e Sabbath
Semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

Aerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiroAerosmith
Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro


Sobre Dane Souza

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline WhipDin