Metallica: como o Iron Maiden inspirou a criação de "The Call of Ktulu"
Por Igor Miranda
Postado em 26 de agosto de 2020
Muitos sabem que a criação de uma suposta rixa entre Metallica e Iron Maiden - algo que parece ser especulado só no Brasil - não tem fundamento. Um dos maiores motivos é que a banda americana nunca escondeu que o Maiden foi uma de suas influências, junto de outros nomes do heavy metal britânico, lá no início dos anos 1980.
Em entrevista à Rolling Stone, o baterista Lars Ulrich e o guitarrista Kirk Hammett voltaram a destacar a influência do Iron Maiden nos primórdios do Metallica. Desta vez, o assunto foi abordado quando eles comentaram a presença da faixa instrumental "The Call of Ktulu" no setlist do show "S&M2", com a Orquestra Sinfônica de San Francisco. O material será lançado nesta sexta-feira (28).
"Houve muitas coisas que o Iron Maiden fez e que foram inspiradas. Uma delas é que eles tinham faixas instrumentais nos primeiros álbuns, como as músicas 'Transylvania' e 'Ides of March'", comentou Lars Ulrich, inicialmente.
O baterista destacou que essa foi a grande inspiração para o surgimento de "The Call of Ktulu", lançada originalmente no álbum "Ride the Lightning", de 1984. "Quando estamos tocando 'Ktulu', sempre nos passa a sensação de que há uma sensibilidade melódica e uma voz própria que fazia os vocais e letras serem dispensáveis nessa música. Parecia que tinha um clima próprio", completou.
Kirk Hammett, por sua vez, dá créditos ao saudoso baixista Cliff Burton, falecido em 1986, por injetar influências da música erudita no processo de composição da banda. "Cliff Burton ouvia música clássica constantemente. Ele curtia muito música barroca e particularmente Bach. Quando éramos moleques, tocar com uma orquestra era apenas uma grande fantasia", disse.
Uma pena que Cliff Burton não tenha ficado mais tempo entre nós para participar dos shows com orquestra, realizados em 1999 e, mais recentemente, em 2019. A versão de "The Call of Ktulu" presente no primeiro "S&M", de 1999, chegou a ganhar um Grammy, em 2001, na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps