Alice in Chains: celebrando 30 anos de Facelift com vinil e posts exclusivos na web
Por Igor Miranda
Postado em 22 de agosto de 2020
O Alice in Chains anunciou que vai celebrar os 30 anos de lançamento de seu álbum de estreia, "Facelift", com uma série de novidades especiais. O disco foi divulgado originalmente em 21 de agosto de 1990 e representa um marco na história do movimento grunge.
Alice In Chains - Mais Novidades
Em postagem nas redes sociais, a banda confirmou que irá relançar "Facelift" em vinil, em uma edição luxuosa no formato box set. O material estará em pré-venda logo mais. Detalhes sobre quais as novidades da tracklist ainda não foram divulgados.
Além disso, o grupo prometeu celebrar o aniversário do álbum com publicações especiais nas redes nos próximos 30 dias. "Acompanhe todos os dias para conferir vídeos exclusivos de entrevistas, performances ao vivo e prévias do relançamento em vinil", afirma o comunicado.
A primeira publicação sobre "Facelift" traz o pôster promocional do álbum, utilizado em 1990. Confira:
No embalo de singles como "Man in the Box", "We Die Young" e "Sea of Sorrow", o álbum "Facelift" foi o primeiro do movimento grunge a conquistar disco de ouro nos Estados Unidos, pelas 500 mil cópias vendidas. Futuramente, ainda ganharia certificação de platina e platina dupla, pelas duas milhões de unidades comercializadas no país.
Curiosamente, o trabalho demorou um ano para conquistar disco de ouro e emplacar de vez. O primeiro single, "We Die Young", não repercutiu tão bem. "Man in the Box", segunda música de divulgação, passou a ser promovida em janeiro de 1991. Algum tempo depois, a MTV incluiu o videoclipe em sua programação regular - e foi quando o álbum despontou.
A turnê de divulgação também ajudou: depois de abrir para Iggy Pop, Van Halen, Poison e Extreme, a banda entrou para a etapa americana da turnê conjunta "Clash of the Titans", junto de Anthrax, Megadeth e Slayer, o que trouxe o som para um público mais definido. Vale destacar que eles entraram em uma vaga que seria do Sepultura. Foi aí que a banda brasileira criou a tour "New Titans on the Block", com Sacred Reich, Napalm Death e Sick of it All.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes


A melhor música do Alice in Chains, segundo a Revolver Magazine
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Mike Inez lembra reação de Ozzy a seu convite para ser baixista do Alice in Chains
A lenda do thrash metal que se impressionou quando ouviu Alice in Chains pela primeira vez
Loudwire: Os 10 melhores álbuns de 1992


