Há 54 anos: nascia Dimebag Darrell, um dos maiores guitarristas do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de agosto de 2020
No dia 20 de agosto de 1966, nascia Darrell Lance Abott, mais conhecido como Dimebag Darrell, guitarrista do PANTERA, banda que fundou junto de seu irmão, o baterista Vinnie Paul. Dimebag é reconhecido com um dos guitarristas mais inovadores do metal e dono de um estilo único, que misturava técnica, melodia, velocidade e raiva.
A trajetória de Dimebag começou nos anos 1980, quando o PANTERA fazia um som que nem de longe lembra as músicas que o guitarrista iria comandar nos anos seguintes.
As coisas começaram a mudar na vida de Dimebag (e de sua banda) em 1990, com o lançamento de "Cowboys From Hell", um disco muito pesado que até hoje é venerado pelos fãs de heavy metal. A partir daquele momento, o PANTERA começou a se consolidar como um dos maiores (e mais polêmicos) nomes do groove metal. O guitarrista mostrou todo o seu talento em músicas como "Cowboys From Hell", "Cemetery Gates", "Primal Concrete Sledge" e "Domination" .
Os discos seguintes, "Vulgar Display of Power" e "Far Beyond Driven", mostraram que de fato, o PANTERA não era apenas fogo de palha e que Dimebag era um monstro em seu instrumento. As excelentes "Mouth for War", "A New Level", "Walk", "Hollow", "Strength Beyond Strength", "5 Minutes Alone" e "I´m Broken" são alguns dos temas que mostram toda a genialidade do barbudo guitarrista.
Depois de uma década de muito sucesso e ótimos discos, as coisas começaram a ficar um pouco complicadas no PANTERA, até chegar o dia que cada integrante tomou seu rumo. Sendo assim, o guitarrista fundou a banda DAMAGEPLAN, novamente junto com seu inseparável irmão Vinnie Paul.
A vida de Dimebag infelizmente foi interrompida em 8 de dezembro de 2004, quando um imbecil criminoso baleou o músico durante show do DAMAGEPLAN, realizado na cidade de Columbus (Ohio, EUA).O músico não teve chance de se defender e morreu ali mesmo, no palco. Por uma infeliz e macabra coincidência, Dimebag foi assassinado exatamente 24 anos depois do assassinato de John Lennon.
A morte de Dimebag, que tinha apenas 38 anos, causou enorme comoção em fãs e companheiros de profissão. Até hoje, quase dezesseis anos após seu cruel assassinato, o guitarrista continua sendo lembrado de forma muito carinhosa por fãs e amigos.
Darrel Lance Abott – 20/08/1966 – 08/12/2004
DISCOGRAFIA
"Metal Magic" (1983)
"Projects in the Jungle" (1984)
"I Am the Night" (1985)
"Power Metal" (1988)
"Cowboys from Hell" (1990)
"Vulgar Display of Power" (1992)
"Far Beyond Driven" (1994)
"The Great Southern Trendkill" (1996)
"Reinventing the Steel" (2000)
"New Found Power" (disco lançado pelo DAMAGEPLAN em 2004)
FONTE: Metal Archives
https://www.metal-archives.com/artists/Dimebag_Darrell/5748
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix


Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Charlie Benante espera que o Pantera escreva músicas novas
Slipknot: debut é eleito o melhor dos últimos 25 anos
Pantera: integrantes assistem a show do Slipknot em 1999


