Há 54 anos: nascia Dimebag Darrell, um dos maiores guitarristas do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de agosto de 2020
No dia 20 de agosto de 1966, nascia Darrell Lance Abott, mais conhecido como Dimebag Darrell, guitarrista do PANTERA, banda que fundou junto de seu irmão, o baterista Vinnie Paul. Dimebag é reconhecido com um dos guitarristas mais inovadores do metal e dono de um estilo único, que misturava técnica, melodia, velocidade e raiva.
A trajetória de Dimebag começou nos anos 1980, quando o PANTERA fazia um som que nem de longe lembra as músicas que o guitarrista iria comandar nos anos seguintes.
As coisas começaram a mudar na vida de Dimebag (e de sua banda) em 1990, com o lançamento de "Cowboys From Hell", um disco muito pesado que até hoje é venerado pelos fãs de heavy metal. A partir daquele momento, o PANTERA começou a se consolidar como um dos maiores (e mais polêmicos) nomes do groove metal. O guitarrista mostrou todo o seu talento em músicas como "Cowboys From Hell", "Cemetery Gates", "Primal Concrete Sledge" e "Domination" .
Os discos seguintes, "Vulgar Display of Power" e "Far Beyond Driven", mostraram que de fato, o PANTERA não era apenas fogo de palha e que Dimebag era um monstro em seu instrumento. As excelentes "Mouth for War", "A New Level", "Walk", "Hollow", "Strength Beyond Strength", "5 Minutes Alone" e "I´m Broken" são alguns dos temas que mostram toda a genialidade do barbudo guitarrista.
Depois de uma década de muito sucesso e ótimos discos, as coisas começaram a ficar um pouco complicadas no PANTERA, até chegar o dia que cada integrante tomou seu rumo. Sendo assim, o guitarrista fundou a banda DAMAGEPLAN, novamente junto com seu inseparável irmão Vinnie Paul.
A vida de Dimebag infelizmente foi interrompida em 8 de dezembro de 2004, quando um imbecil criminoso baleou o músico durante show do DAMAGEPLAN, realizado na cidade de Columbus (Ohio, EUA).O músico não teve chance de se defender e morreu ali mesmo, no palco. Por uma infeliz e macabra coincidência, Dimebag foi assassinado exatamente 24 anos depois do assassinato de John Lennon.
A morte de Dimebag, que tinha apenas 38 anos, causou enorme comoção em fãs e companheiros de profissão. Até hoje, quase dezesseis anos após seu cruel assassinato, o guitarrista continua sendo lembrado de forma muito carinhosa por fãs e amigos.
Darrel Lance Abott – 20/08/1966 – 08/12/2004
DISCOGRAFIA
"Metal Magic" (1983)
"Projects in the Jungle" (1984)
"I Am the Night" (1985)
"Power Metal" (1988)
"Cowboys from Hell" (1990)
"Vulgar Display of Power" (1992)
"Far Beyond Driven" (1994)
"The Great Southern Trendkill" (1996)
"Reinventing the Steel" (2000)
"New Found Power" (disco lançado pelo DAMAGEPLAN em 2004)
FONTE: Metal Archives
https://www.metal-archives.com/artists/Dimebag_Darrell/5748
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico


10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Charlie Benante espera que o Pantera escreva músicas novas
"Prefiro Judas Priest e Pantera": Michael Sweet (Stryper) não gosta de Metallica
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
O disco do Pantera pelo qual Vinnie Paul gostaria de ser lembrado
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia


