Van Halen: reunião com Michael Anthony quase ocorreu; saúde de Eddie impediu
Por Igor Miranda
Postado em 08 de outubro de 2020
Uma reunião do Van Halen com seu ex-baixista, Michael Anthony, quase aconteceu para uma turnê em estádios em 2019. A informação foi confirmada pelo empresário da banda, Irving Azoff, em entrevista à "Pollstar", pouco tempo após a morte do guitarrista Eddie Van Halen, na última terça-feira (6).
A saúde de Eddie, inclusive, foi a causa para que a turnê de reunião com Michael Anthony não ocorresse. O músico morreu em decorrência de um câncer, que começava a piorar em 2019.
De acordo com Irving Azoff, a ideia era que o Van Halen tocasse apenas em estádios nos Estados Unidos em 2019. Convidados especiais como Metallica e Foo Fighters se apresentariam juntos da lendária banda de hard rock em algumas ocasiões.
"Tivemos muitas paradas e recomeços, mas havia toda a intenção de fazer uma turnê em estádios no verão de 2019 (inverno no Hemisfério Sul). Como o câncer evoluiu, Eddie estava fisicamente incapaz de fazer isso", declarou Azoff.
O empresário também revelou que há gravações inéditas de Eddie Van Halen que podem ser lançadas. "Wolf (baixista e filho de Eddie) e Alex (baterista e irmão de Eddie) irão para o 5150, o estúdio na casa de Ed, mas rolaram várias gravações ao longo dos anos. Não posso prever certamente se haverá algo novo, mas eles vão dar uma olhada", afirmou.
Os boatos
Rumores veiculados no fim de 2018 davam conta de que Michael Anthony voltaria a fazer shows com o Van Halen, em uma breve turnê por estádios nos Estados Unidos, em 2019. Seria a primeira ocasião, desde 1984, em que Anthony se apresentaria com o trio formado por Eddie e Alex Van Halen e o vocalista David Lee Roth.
O cantor, inclusive, foi o primeiro a confirmar que os boatos eram verdadeiros. Em entrevista à Vulture, ele comentou que o Van Halen iria "tocar no mesmo lugar que os Yankees jogam", em menção ao Yankee Stadium.
"Se eu disser algo em entrevista, todos vão dizer: 'oh, isso vazou'. Porém, a banda vai estar... não posso dizer", completou, após ser questionado sobre o assunto.
Ainda relutante, Diamond Dave acabou não aguentando e entregou algumas informações. "Não sei até onde vai a privacidade disso, mas a banda é solvente. Posso dizer que entrei em contato com colegas para fazer parte do show - Metallica, Guns N' Roses, Jason Aldean, Foo Fighters, Church e (Chris) Stapleton. Todos disseram que, se rolar, vão participar", afirmou.
Em entrevista ao jornalista Eddie Trunk, o vocalista Sammy Hagar, que toca com Michael Anthony, contou que um representante do Van Halen entrou em contato com Anthony, há cerca de seis meses, convidando-o para tocar em uma turnê.
"Mike e eu conversamos e estou te garantindo que ele não sabe de nada. Alguém precisa ligar para ele. Na verdade, ele recebeu uma ligação de um empresário do Van Halen perguntando se ele teria interesse. Ele disse que: 'sim, estou fazendo um álbum com Sammy agora e estamos marcando shows, então, teria que considerar isso'. Eles disseram: 'ok, voltaremos a entrar em contato'. E foi isso", disse.
Na época, Michael Anthony negou que iria voltar ao Van Halen. "O único comentário que tenho é que não conversei com nenhum dos caras desde o último show que fizemos juntos, em 2004", disse. O baixista acrescentou que chegou a falar com Alex Van Halen, pelo telefone, há alguns anos. Porém, o papo foi informal.
Michael Anthony deixou o Van Halen em meados de 2005, quando Sammy Hagar também deixou a banda. Fala-se que ele foi dispensado, após abrir mão de seus direitos sobre o Van Halen enquanto marca, para lugar a Wolfgang Van Halen, filho de Eddie.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Os guitarristas que provocaram a primeira "explosão nuclear" musical na cabeça de Jeff Beck
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Quando The Edge pensou em abandonar o U2 por causa dos egos inflamados
Alcione: "Peguei Axl Rose logo pela cintura, ele me abraçou, me chamou de 'amazing'"
Pearl Jam: Eddie Vedder lista seus 13 álbuns preferidos de todos os tempos
O que explica ausência total de parcerias entre Renato Russo e grandes nomes da MPB

A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
A ácida opinião de Regis Tadeu sobre os vídeos recentes de David Coverdale e David Lee Roth
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Metal Hammer: 10 discos horríveis lançados por grandes bandas na década de 1990
A música que Eddie Van Halen achava "impossível" de tocar; "Juro que tentei muito"



