Heart: cover de "Stairway to Heaven" diante do Led foi como orgasmo para Ann Wilson
Por Igor Miranda
Postado em 18 de dezembro de 2020
O Heart fez um dos covers mais épicos da história do rock em uma apresentação na cerimônia do Prêmio Kennedy (Kennedy Center Honors), nos Estados Unidos, em 2012. Na ocasião, as irmãs Ann e Nancy Wilson fizeram uma interpretação fantástica de "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, junto do baterista Jason Bonham - filho de John Bonham, falecido músico do lendário grupo britânico.
Não só o Heart e Jason estavam no palco. A performance também contou com a participação do coral Joyce Garrett Youth Choir, bem como músicos de uma seção de cordas e outros backing vocals.
A apresentação teve o intuito de homenagear o Led Zeppelin, pois os três integrantes ainda vivos da banda - o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones - estavam presentes no local. O resultado ficou tão incrível que Plant não segurou a emoção e chorou ao fim da música.
Assista à performance completa a seguir.
Em entrevista à Vulture, a vocalista do Heart, Ann Wilson, relembrou da ocasião, a descrevendo como um "orgasmo". A cantora disse que tanto ela quanto Nancy Wilson, sua irmã e guitarrista da banda, estavam muito nervosas, mas que elas conseguiram se entregar ao máximo para a performance.
"Poderíamos ter nos dissolvido em nervosismo, então viramos uma para a outra e falamos: 'não vamos pensar nisso agora e vamos nos concentrar'. Eu já estava estudando meditação na época e falei para ela se concentrar. É como ter uma tigela d'água em mãos: você não quer derramar, então, você se concentra. Mas nós piramos depois", afirmou, inicialmente.
A cantora também descreveu suas sensações enquanto se apresentava naquela noite. "Eu senti cada segundo daquilo como se fosse algo muito perto de um orgasmo, em termos de satisfação, sem querer exagerar. Eu me senti plena e viva. Senti o conteúdo emocional daquela música até o fim. Foi muito autêntico", disse.
Na visão de Ann Wilson, "Stairway to Heaven" representa todo um universo relacionado ao Led Zeppelin. "Todos pensam saber o significado da música e a interpretam de uma forma particular, mas há algo na poesia daquela música que a faz ser muito esperançosa. Aquela mensagem de 'um dia melhor está por vir' é muito pura e universal. Foi isso que senti ao cantá-la e foi por causa disso que quase chorei em cima do palco", declarou.
Por fim, a artista apontou as diferentes reações dos integrantes do Led Zeppelin enquanto assistiam à apresentação. "Jimmy sorria, Robert fica emotivo e John Paul está dos dois juntos. Acho que Robert olhou para Jason, que ainda era uma criança quando o Led Zeppelin estava junto. Jason provavelmente estava correndo para os lados durante os ensaios da banda. Deve ter sido emocionante para Robert vê-lo na bateria, no Kennedy Center, com toda aquela produção para a música mais bela deles. Deve ter trazido muitas boas lembranças de volta", concluiu.
O vídeo abaixo apresenta uma versão ligeiramente cortada da performance de "Stairway to Heaven", no canal oficial do Prêmio Kennedy.
A gravação também está presente nas plataformas de streaming.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps