Tuatha De Danann: Homenageia a cultura e música da Irlanda em "In Nomine Éireann"
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 18 de dezembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
São 26 anos de história! Sete álbuns, shows e turnês por todo Brasil, inclusive na Europa, quando se apresentaram no maior festival de heavy metal do planeta, o Wacken Open Air. Idolatrados pelo público e imprensa especializada, ganharam exposição até na grande mídia, participando de programas televisivos de grande audiência.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
Os fatos históricos da carreira do Tuatha de Danann são mesmo abundantes. Como sua arte.
A relação do Tuatha de Danann com a cultura irlandesa é tão intrínseca quanto sua relação com o heavy metal. De certa forma a banda mineira singulariza a pluralidade desse mosaico étnico que é a cultura brasileira. "In Nomine Éireann", novo trabalho da banda, é criativamente espontâneo – está sendo lançado há pouco mais de um ano após "The Tribes of Witching Souls" – assim como também é espontânea a sua intenção: homenagear a cultura e música da Irlanda.
De acordo com Bruno Maia, a ideia de lançar um disco como "In Nomine Éireann", que reúne canções tradicionais irlandesas rearranjadas e readaptadas para o universo criativo do Tuatha de Danann, é tão antiga quanto os desafios comuns a qualquer banda de rock.
"Em meio a tantas demandas que uma banda tem, nunca tivemos uma formação antes da atual que se sentisse confortável em debruçar sobre um trabalho desse", conta o vocalista e multi-instrumentista. "Até que, no ano passado, depois do lançamento do último trabalho e com sua subsequente turnê, vimos que era a hora, já que a atual formação é muito harmoniosa e competente. A ideia era que esse seria um disco rápido de se produzir, mas ninguém contava com o coronavírus".
Os reveses da pandemia só foram minimizados pela familiaridade e proximidade do Tuatha De Danann com a cultura Irlandesa. A seleção do repertório do álbum foi feita pelo próprio Bruno Maia que é um especialista na arte da Irlanda, além de ser um dos integrantes da banda Terror Celta de música tradicional irlandesa ao lado de outros três músicos do Tuatha de Danann: Giovani Gomes (b), Rafael Ávila Delfino (d) e Nathan Viana (violino).
"Alguns desses temas já tocávamos em shows acústicos do Tuatha de Danann. A Irlanda é um dos países cujo acervo musical é um dos maiores, se não o maior, do ocidente. Há temas no disco de 200 anos atrás, mais ou menos. The Wind That Shakes The Barley é um exemplo, o tema de Guns and Pikes também remonta ao século XIX. Muitas dessas músicas vêm sendo reutilizadas, rearranjadas, versionadas há muito tempo. Mesmo sendo tradicional, é muito dinâmica, pois dia-a-dia elas vêm sendo reutilizadas, em versões diferentes, com letras e/ou nomes diferentes."
"In Nomine Éireann" foi lançado em CD-Digipack pela renomada gravadora Heavy Metal Rock e há duas semanas consecutivas está entre os mais vendidos na Die Hard Records. O disco também estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do próximo dia 18 de Dezembro. E neste domingo, dia 20 de Dezembro, às 20hs, o Tuatha De Danann faz um show online de lançamento de "In Nomine Éireann". O show, que será no formato elétrico, promete um repertório que, além de músicas do novo álbum, também vai percorrer toda a carreira da banda. A apresentação será transmitia pelo Sympla Streaming e os ingressos estão à venda pelo valor de R$ 25,00.
Mais Informações:
www.tuathadedanann.art.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música do Soulfly que faz Max Cavalera se lembrar de Joe Satriani


Bruno Maia: os álbuns que marcaram o líder do Tuatha de Danann


