Tuatha De Danann: Homenageia a cultura e música da Irlanda em "In Nomine Éireann"
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 18 de dezembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
São 26 anos de história! Sete álbuns, shows e turnês por todo Brasil, inclusive na Europa, quando se apresentaram no maior festival de heavy metal do planeta, o Wacken Open Air. Idolatrados pelo público e imprensa especializada, ganharam exposição até na grande mídia, participando de programas televisivos de grande audiência.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
Os fatos históricos da carreira do Tuatha de Danann são mesmo abundantes. Como sua arte.
A relação do Tuatha de Danann com a cultura irlandesa é tão intrínseca quanto sua relação com o heavy metal. De certa forma a banda mineira singulariza a pluralidade desse mosaico étnico que é a cultura brasileira. "In Nomine Éireann", novo trabalho da banda, é criativamente espontâneo – está sendo lançado há pouco mais de um ano após "The Tribes of Witching Souls" – assim como também é espontânea a sua intenção: homenagear a cultura e música da Irlanda.
De acordo com Bruno Maia, a ideia de lançar um disco como "In Nomine Éireann", que reúne canções tradicionais irlandesas rearranjadas e readaptadas para o universo criativo do Tuatha de Danann, é tão antiga quanto os desafios comuns a qualquer banda de rock.
"Em meio a tantas demandas que uma banda tem, nunca tivemos uma formação antes da atual que se sentisse confortável em debruçar sobre um trabalho desse", conta o vocalista e multi-instrumentista. "Até que, no ano passado, depois do lançamento do último trabalho e com sua subsequente turnê, vimos que era a hora, já que a atual formação é muito harmoniosa e competente. A ideia era que esse seria um disco rápido de se produzir, mas ninguém contava com o coronavírus".
Os reveses da pandemia só foram minimizados pela familiaridade e proximidade do Tuatha De Danann com a cultura Irlandesa. A seleção do repertório do álbum foi feita pelo próprio Bruno Maia que é um especialista na arte da Irlanda, além de ser um dos integrantes da banda Terror Celta de música tradicional irlandesa ao lado de outros três músicos do Tuatha de Danann: Giovani Gomes (b), Rafael Ávila Delfino (d) e Nathan Viana (violino).
"Alguns desses temas já tocávamos em shows acústicos do Tuatha de Danann. A Irlanda é um dos países cujo acervo musical é um dos maiores, se não o maior, do ocidente. Há temas no disco de 200 anos atrás, mais ou menos. The Wind That Shakes The Barley é um exemplo, o tema de Guns and Pikes também remonta ao século XIX. Muitas dessas músicas vêm sendo reutilizadas, rearranjadas, versionadas há muito tempo. Mesmo sendo tradicional, é muito dinâmica, pois dia-a-dia elas vêm sendo reutilizadas, em versões diferentes, com letras e/ou nomes diferentes."
"In Nomine Éireann" foi lançado em CD-Digipack pela renomada gravadora Heavy Metal Rock e há duas semanas consecutivas está entre os mais vendidos na Die Hard Records. O disco também estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do próximo dia 18 de Dezembro. E neste domingo, dia 20 de Dezembro, às 20hs, o Tuatha De Danann faz um show online de lançamento de "In Nomine Éireann". O show, que será no formato elétrico, promete um repertório que, além de músicas do novo álbum, também vai percorrer toda a carreira da banda. A apresentação será transmitia pelo Sympla Streaming e os ingressos estão à venda pelo valor de R$ 25,00.
Mais Informações:
www.tuathadedanann.art.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire

Tuatha de Danann: os álbuns que marcaram Bruno Maia


