Gorillas: 58 anos da banda pioneira do interior de Minas Gerais
Por Vitor Guimarães
Postado em 02 de dezembro de 2020
The Gorillas foi a primeira banda de Carmo do Paranaíba - MG e um dos primeiros conjuntos musicais do Alto Paranaíba, fundada em 1962. A banda seguiu com a mesma formação de 62 até 68, prosseguindo por mais alguns anos com novas formações, entrando em hiato nos anos 70’ e voltando em meados dos anos 2000 para ensaios por diversão, onde participou também outros músicos carmenses, e em 2019, os três irmãos fundadores/remanescentes (Dalton Ferreira Guimarães (Guitarra solo), Evandro Ferreira Guimarães (Guitarra base), Geraldo Ferreira Guimarães (baixo), nascidos em Patos de Minas - MG, onde viveram uma parte de suas infâncias) lançam o primeiro álbum ‘The Gorillas - EP’(apenas com músicas covers que executavam durante os anos de labuta), produzido por Wal D’avila do Kazullo Studio, que também tocou bateria no disco, as gravações foram realizadas no cômodo/estúdio de ensaio de banda e as baterias gravadas no Kazullo Studio.
Dalton aos 13 anos começou o estudo autodidata de violão, as cordas eram improvisadas com fio de cobre e o trabalho feito na raça, seus irmãos estavam juntos na ideia, o garimpo de músicas e o treinamento eram uma rotina, sintonizados na rádio Mundial com o disc jockey Big Boy, convocaram então o restante do time e em 1962 nascia a banda The Gorillas.
Ali eles fizeram das tripas o coração, com as próprias mãos eles fizeram seus instrumentos, com couro de boi na caixa eles fizeram os tambores, escolhiam a dedo o cedro para as guitarras, faziam seus próprios amplificadores. A banda residiu em Goiânia por uma temporada e fizeram vários shows, fazendo o acompanhamento instrumental para artistas de sucesso (Jerry Adriani, William Xavier). Em minas o grupo passou por várias cidades, tocavam em bailes, festivais, viverem de música pelas gerais, acompanharam também o cantor Sérgio Reis em um memorável evento na Lagoa Formosa - MG.
A lendária primeira guitarra de Dalton ‘handmade’ que foi vendida para um Boliviano, nenhuma outra timbrava da mesma forma. O evento que a banda começou ‘errando’, e a energia elétrica da casa acabou na hora exata, de volta à luz, de volta ao Show, a participação especial do cara que tocava triângulo com revólver, e são tantas viagens, tantos shows, são 58 anos de história.
Primeira formação: Adélio Pimenta (Guitarra base e vocal) - In Memorian (03.04.2000), Evandro Ferreira Guimarães (Guitarra base e vocal), Dalton Ferreira Guimarães (Guitarra solo e backing vocals), Geraldo Ferreira Guimarães Gontijo (Baixo), Geraldo Teixeira Guimarães (Bateria), José Machado (Saxofone) - In Memorian (17.09.2013).
Em 2020 é lançado o disco ‘Legendary Recordings’ pelo selo independente Gorilla Records, produzido por Vitor Guimarães, graduado na Universidade do Áudio, que registrou as músicas em 2015 com poucos recursos, voltando para novas gravações em 2019, mais uma vez com poucos recursos, ainda estudante de produção musical.
Em 2015 os 3 instrumentos foram gravados em linha (Alesis MultiMix8) e em 2019 a captação de áudio foi feita com 1 microfone (o t.bone SC 400).
Evandro Ferreira Guimarães: Guitarra
Dalton Ferreira Guimarães: Guitarra
Geraldo Ferreira Guimarães Gontijo: Baixo
Siga o canal oficial da banda:
www.goo.gl/fpQR9z
Recorded with Alesis MultiMix8 Multichannel Mixer/Audio Interface - January 8th, (2015) & 1 Mic (the t.bone SC 400) - March 11th, (2019) by Vitor Guimarães
Produced by Vitor Guimarães (Gorilla Records)
Disponível nas principais plataformas de música, The Gorillas - Legendary Recordings (2020).
Ouça o disco lançado em 2019:
Bonus Track:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Amon Amarth e King Diamond virão ao Bangers Open Air? Site mexicano diz que sim
Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O clássico do Metallica que gerou "piti" e ficou quase 20 anos fora dos shows do grupo
Joe Satriani: a diferença entre dar aula pra Steve Vai e Kirk Hammett
Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026
Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse
Músicas ruins: As 100 piores segundo o Aol Radio Blog
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"



