Rammstein: ativista russo é condenado por compartilhar vídeo "pornô" da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de abril de 2021
O ativista político russo Andrei Borovikov foi condenado a dois anos e meio de prisão, por "produção e distribuição de pornografia". Andrei foi acusado de compartilhar o videoclipe da música "Pussy", da banda alemã RAMMSTEIN, em suas redes sociais, em 2014.
O veredicto do Tribunal Distrital de Lomonosovsky foi proferido nesta quinta-feira (29 de abril) e acredita-se que tenha motivação política, uma vez que Borovikov trabalhou junto de Alexi Navalny, que tentou concorrer à presidência contra Vladimir Putin, nas eleições de 201. Atualmente, Navalny se encontra preso em uma "colônia de trabalho corretivo" e segundo relatórios, foi torturado algumas vezes pelas autoridades.
Segundo publicado pelo site Loudwire, Andrei supostamente salvou o vídeo de "Pussy" na seção de vídeos do VKontakte, espécie de "Facebook russo". O clipe, lançado no ano de 2009, contém cenas de sexo sem censura. Andrei se declarou inocente das acusações e apontou o provável viés das testemunhas em seu julgamento. Além disso, a BBC aponta que centenas de usuários da mesma rede social compartilharam o vídeo de "Pussy" e não foram punidos, ou sequer acusados criminalmente.
Natalia Zviagina, diretora do escritório da Anistia Internacional em Moscou, falou sobre o caso em entrevista à rádio Free Europe. "É flagrantemente óbvio que [Borovikov] está sendo punido apenas por seu ativismo, não por seu gosto musical. As autoridades russas deveriam se concentrar em contornar a crescente crise de direitos humanos que criaram, não em criar novas formas ridículas de processar e silenciar seus críticos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps