Vídeo reúne riffs do Metallica que teriam sido copiados de outras bandas
Por Igor Miranda
Fonte: Ruthless Metal
Postado em 26 de abril de 2021
"Nada se cria, tudo se copia". A célebre frase do apresentador Chacrinha, adaptando o cientista Antoine-Laurent de Lavoisier, também se faz presente no heavy metal. Até mesmo o trabalho do Metallica, uma das grandes bandas do estilo, pode ter passagens com a chamada "inspiração excessiva".
Um vídeo divulgado pelo canal Ruthless Metal no YouTube reuniu uma série de riffs do Metallica que podem ter sido copiados de outras bandas. Há trechos de músicas de quase todos os álbuns do grupo, desde o primeiro, "Kill 'Em All" (1983), até o mais recente, "Hardwired... to Self-Destruct" (2016).
Confira, a seguir, algumas comparações feitas pelo vídeo:
- "Hit the Lights" com "Set the Stage Alight", do Weapon;
- "The Four Horsemen" com "Sweet Home Alabama", do Lynyrd Skynyrd;
- "Seek and Destroy" (dois riffs) com "Princess of the Night", do Saxon, e "Dead Reckoning", do Diamond Head;
- "For Whom the Bell Tolls" com "Fairies Wear Boots", do Black Sabbath;
- "Master of Puppets" (dois riffs) com "Andy Warhol", de David Bowie, e "Blitzkrieg", do Blitzkrieg;
- "Welcome Home (Sanitarium)" (dois riffs) com "Rainbow Warrior", do Bleak House, e "Tom Sawyer", do Rush;
- "The God That Failed" com "Dawn Patrol", do Megadeth;
- "Enter Sandman" (dois riffs) com "Taping into the Emotional Void", do Excel, e "Get Stoned", do Stone;
- "Thorn Within" com "Snakes of Christ", do Danzig;
- "The Unforgiven II" com "Children of the Damned", do Iron Maiden;
- "The Day That Never Comes" com "Chords of Life", de Joe Satriani;
- "Spit Out the Bone" com "Sadistic Sinner", do Incubus.
O youtuber menciona, ainda, que o Metallica lançou músicas co-criadas pelo guitarrista Dave Mustaine mesmo após sua demissão, em 1982. Uma dessas canções chegou a ganhar uma versão da futura banda de Mustaine, o Megadeth: "The Four Horsemen", que na reedição de Dave se tornou "Mechanix".
Após ter mostrado as semelhanças, o apresentador do Ruthless Metal afirma que o Metallica "já admitiu ter pego riffs aqui e ali". "Lars (Ulrich, baterista), Dave e James (Hetfield, vocalista e guitarrista) eram grandes fãs da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), de bandas como Iron Maiden, Saxon e Diamond Head. O Metallica fez covers dessas bandas e usou riffs muito similares", afirmou.
Por outro lado, é apontado que "é quase impossível fazer uma música totalmente única de metal nos dias de hoje". "Há milhares de músicas novas de metal sendo lançadas todos os anos. Então, claro, teremos similaridades aqui e ali", disse.
Por fim, ele refletiu: "Acho improvável que o Metallica tenha ouvido a banda finlandesa de thrash metal Stone e roubado riffs para 'Enter Sandman'. Imagino que seja coincidência. James Hetfield já admitiu ter usado riffs de uma banda, cujo nome não foi citado por ele, para a introdução de 'Welcome Home (Sanitarium)', e parece ser o Bleak House. Além disso, a banda agradeceu ao Rush no encarte do álbum 'Master of Puppets', de onde vem essa música, com riffs que soam como 'Tom Sawyer'".
Assista ao vídeo do Ruthless Metal com as comparações entre riffs do Metallica e de outras bandas.
Vale lembrar que, em 2018, Dave Mustaine reconheceu ter inserido um riff muito similar ao de "Sweet Home Alabama" na música "The Four Horsemen". "Cliff (Burton, baixista) e eu nos tornamos muito próximos. Lembro que ele gostava muito do Lynyrd Skynyrd. Estávamos indo pro ensaio e ouvimos 'Sweet Home Alabama'. Depois, Lars disse 'precisamos desacelerar esta parte do meio'. Concordei e toquei o riff de 'Sweet Home Alabama', sem ele saber. Lars disse: 'isso ficou brilhantemente f*da'. Então foi isso, enfiei o riff da música ali. Dave Mustaine e Lynyrd Skynyrd escreveram 'The Four Horsemen'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps