Inteligência artificial cria música nova do Nirvana, "Drowned in the Sun"; ouça
Por Igor Miranda
Postado em 05 de abril de 2021
O projeto Lost Tapes of the 27 Club ("Fitas perdidas do Clube dos 27") chamou atenção nas redes sociais ao divulgar uma música desenvolvida com um software de inteligência artificial para soar como o Nirvana. A canção, intitulada "Drowned in the Sun", foi totalmente concebida com o auxílio da tecnologia.
Conforme publicado pela Rolling Stone, "Drowned in the Sun" foi produzida a partir do resultado de dezenas de músicas do Nirvana. O software compilou estilos de melodias vocais, mudanças de acordes, riffs de guitarra, linhas de bateria e padrões de letras, entre outros detalhes, para chegar ao resultado final.
Toda a composição é assinada pela inteligência artificial, que também concebeu o instrumental. Apenas os vocais foram gravados por um ser humano - Eric Hogan, de uma banda-tributo ao Nirvana.
Ouça:
O Lost Tapes of the 27 Club é uma iniciativa da Over the Bridge, uma organização de Toronto, no Canadá, que ajuda músicos e outros trabalhadores da indústria musical com apoio psicológico. Para chamar atenção ao projeto, também foram lançadas músicas no estilo de outros artistas que morreram aos 27 anos, como Amy Winehouse e Jim Morrison (The Doors).
"Músicos e equipes têm lutado contra a saúde mental em uma taxa maior que a população adulta em geral. Esse problema foi ignorado e romantizado por coisas como o Clube dos 27, um grupo de músicos cujas vidas foram perdidas com apenas 27 anos de idade. Para mostrar ao mundo o que se perdeu nesta crise de saúde mental, a Over The Bridge usou inteligência artificial para criar o álbum que o Clube dos 27 nunca teve a chance", diz um comunicado assinado pela Over the Bridge.
O texto complementa: "Por meio deste álbum, estamos incentivando mais integrantes da indústria musical a obterem o apoio necessário de saúde mental, para que possam continuar fazendo a música que todos amamos nos próximos anos. Porque mesmo a IA nunca substituirá a coisa real".
Ouça:
"Man, I Know" (ao estilo de Amy Winehouse)
"The Roads Are Alive" (ao estilo do The Doors)
"You're Gonna Kill Me" (ao estilo de Jimi Hendrix)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
Tarja Turunen lança "I Don't Care", que conta com participação de Dani Filth
Edu Falaschi diz que um pedaço dele morreu com Ozzy: "Não superei ainda"
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
A balada do Aerosmith que o baixista Tom Hamilton achava "muito fraca"
Por que Kurt Cobain, do Nirvana, não era um guitarrista ruim, segundo antigo produtor
A música do Nirvana que até hoje faz a filha de Kurt Cobain chorar
Quando o Nirvana descobriu que havia conseguido um lugar muito bom ao sol
Alice Cooper canta versão de "Smells Like Teen Spirit", clássico do Nirvana; confira vídeo
As 10 melhores músicas do Nirvana de todos os tempos, segundo André Barcinski
O que Nirvana e o hip-hop têm a ver com o peso do Lamb of God, segundo Mark Morton
Kurt Cobain esteve na festa de lançamento do "Black Album" do Metallica


