Reciclagem: de Kirk Hammett a Dave Murray, guitarristas que reaproveitam solos
Por Igor Miranda
Postado em 14 de maio de 2021
Há músicos que copiam o trabalho dos outros, mas e aqueles instrumentistas que reaproveitam suas próprias criações? Um vídeo divulgado pelo youtuber Rodrigo Flausino mostra que, de Kirk Hammett (Metallica) a Dave Murray (Iron Maiden), essa prática é mais normal do que parece dentro do rock e metal.
Na descrição do vídeo, Flausino comentou: "É comum guitarristas diferentes tocarem os mesmos licks dentro de um mesmo estilo, seja por influência ou até propositalmente. Acontece inclusive de vermos frases iguais em músicas variadas do repertório de um mesmo artista".
O primeiro exemplo oferecido no vídeo está ligado ao Metallica. Conforme apontado pelo youtuber, Kirk Hammett utilizou o mesmo fraseado de abertura de solo nas músicas "Suicide & Redemption" (do álbum "Death Magnetic", de 2008) e "Atlas, Rise" (do disco "Hardwired... To Self-Destruct", de 2016).
A "culpa" não foi só de Kirk, mas também de Lars Ulrich. Uma filmagem das gravações de "Hardwired... To Self-Destruct" mostra que o baterista chegou a sugerir a "reciclagem" do trecho do solo feito pelo colega - evidentemente, sem se lembrar que aquele arranjo já havia sido utilizado em uma faixa do álbum anterior.
Em seguida, Flausino apresenta ocasiões em que guitarristas como Ace Frehley (Kiss), Tony Iommi (Black Sabbath) e Yngwie Malmsteen, além do já mencionado Dave Murray, fizeram a mesma coisa. Por fim, o guitarrista tocou alguns fraseados que se repetem em alguns clássicos do rock, desde "Smoke on the Water" (Deep Purple) a "Nothing Else Matters" (Metallica).
Assista ao vídeo completo a seguir:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps