Crossplane: entrevista exclusiva com um dos melhores nomes da cena alemã atual
Por Mário Pescada
Postado em 15 de junho de 2021
"Nós somos CROSSPLANE e tocamos Rock n‘ Roll" - esse é o cartão de visitas do quarteto alemão CROSSPLANE.
Os mais atentos devem ter percebido uma similaridade com a frase com que o lendário Lemmy Kilmister costuma usar na abertura dos shows do MOTORHEAD. A coincidência não para por aí: o vocal de Marcel ‘Celli’ Mönning lembra o de Lemmy e o instrumental da banda tem claras referências também. Calma: o CROSSPLANE não é uma cópia do MOTORHEAD, tem sua própria identidade, mas seguem à risca a cartilha da banda inglesa: diversão, barulho e cerveja!
O som do CROSSPLANE é aquele rock 'n' roll sujo com cheiro de cerveja, cigarro e graxa, embalado pelo barulho de motos e carros envenenados. Diversão sonora garantida. Apesar do pouco tempo de estrada (apenas 10 anos), a banda já está com tudo pronto para lançar seu quarto disco. Aos poucos, vai ganhando a cena europeia e, por muito pouco não, chegaram a tocar na América do Sul.
Para conhecer um pouco mais dessa boa banda, o site 80 Minutos, através do colaborador Mário Pescada (MP), entrevistou o vocalista/guitarrista Marcel ‘Celli’ Mönnin (MM).
A entrevista contou com apoio da Shinigami Records, responsável por lançar na América Latina o bom disco de estreia do grupo, "Class Of Hellhound High" (2013). Adquira esse petardo pelo e-mail [email protected] ou no site.
(MP) Olá pessoal, tudo bem? Obrigado por atenderem ao 80 Minutos, do Brasil.
(MM) Olá Mário, nós estamos bem. Esperamos que vocês também. Obrigado por nos atender. Muito legal.
(MP) O disco "Class Of The Hellhound High" (2013) saiu na América Latina através da Shinigami Records, cobrindo de uma só vez vários países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Como surgiu essa oportunidade? Podemos esperar que os outros álbuns sejam lançados por aqui também?
(MM) Nós gravamos uma nova música durante a pandemia ano passado e fizemos um video que lançamos em mídias sociais. Tivemso muito retorno do Brasil, Chile e do resto da América do Sul. Agora estamos felizes que a Shinigami Records lançou nosso primeiro disco. Tenho certeza de que o resto irá caminhar.
(MP) Em setembro de 2020, vocês fizeram um agradecimento aos fãs da América Latina em forma de imagem e depois, um vídeo. Parece que essa sonoridade metal/punk da banda agradou em cheio os fãs daqui. A que você credita isso, essa preferência daqui por esse estilo?
(MM) CROSSPLANE é uma banda muito autêntica. O que você vê é o CROSSPLANE. Nós não temos amarras ou nada a fingir. Isso somos nós. Nós fazemos o que somos e nada mais. Eu acho que os fãs gostam que sejamos realistas e não um bando de esquisitos. Nós somos rock n´ roll e é disso que se trata.
(MP) Já houve alguma tratativa para trazer a banda para a América do Sul? Acredito que com o lançamento de "Class Of The Hellhound High" (2013), uma tour por aqui esteja mais fácil de acontecer.
(MM) Nós realmente amaríamos aparecer aí! Nós estamos trabalhando nisso. Nesse momento é difícil por causa do Corona. Mas, a turnê virá. Estamos planejando fazer isso e mal podemos esperar em ver vocês e irmos para o paraíso do rock n´ roll juntos.
(MP) Em 2020 vocês participaram da "Horror Expo Live" (um encontro nacional dedicado ao universo do horror em geral) fazendo uma performance live (vídeo logo abaixo). Havia o convite para vocês virem pessoalmente ao Brasil? Segundo o site do evento, a edição física de 2021 está agendada para outubro, em São Paulo.
(MM) Até onde eu sei, seria um show ao vivo em São Paulo sem (contar com o) Corona. Acabou que tornou um show on line por causa dele. Tem havido reuniões sobre o fato da banda estar por aí tocando ao vivo o mais breve possível. Isso seria, com certeza um sonho para nós.
Para conferir o restante desse bate-papo com Marcel, acesse o site do 80 Minutos.
Assista ao vídeo para a faixa "Rollin" que contou com participação especial de Tom "Angelripper" (SODOM) e Christof Leim (ex-SINNER) na guitarra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps