Steve Harris: como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo Bruce
Por Igor Miranda
Postado em 22 de julho de 2021
Não é segredo para ninguém que o baixista Steve Harris é o principal compositor do Iron Maiden. Todavia, os demais integrantes também colaboram em termos autorais com a banda.
Cada um deles, ao que tudo indica, tem uma abordagem criativa diferente. E é a de Harris que parece ser a mais peculiar, conforme revelado pelo vocalista Bruce Dickinson em entrevista à Kerrang.
O cantor refletia sobre o processo de criação do novo álbum da banda, "Senjutsu", quando apontou que o baixista adota uma postura bem perfeccionista com relação às músicas que idealiza. Ele também confidenciou que o novo disco começou a ser feito sem uma ideia em mente - a proposta era que tudo fosse produzido da forma mais natural possível.
"Não tínhamos a menor ideia de como seria o álbum. Entramos sem qualquer ideia ou qualquer preconceito. Apenas fomos ao estúdio e tentamos. Quando funcionava, a gente gravava logo em seguida. Então, enquanto estávamos ensaiando, tudo estava sendo gravado. A fita rodava o tempo todo", declarou Bruce, inicialmente.
Mesmo com essa orientação mais natural para "Senjutsu", Steve Harris não deixou de lado o seu perfeccionismo. "Steve literalmente se trancava sozinho por 2 ou 3 dias, enquanto todos nós íamos jogar fliperama. Do nada ele aparecia: 'acho que consegui uma, caras... todos no estúdio agora'. Boom", comentou o vocalista.
Dessa forma, o baixista acabou compondo quase todo o álbum. Ele criou sozinho as músicas "Lost in a Lost World", "Death of the Cells", "The Parchment" e "Hell on Earth", além de ter colaborado com os guitarristas Janick Gers em "Stratego" e "The Time Machine" e Adrian Smith na faixa-título.
As únicas três músicas de "Senjutsu" sem qualquer contribuição autoral de Steve Harris são, justamente, aquelas que Bruce Dickinson criou - todas ao lado de Adrian Smith. São elas: "The Writing on the Wall", "Days of Future Past" e "Darkest Hour".
Dickinson explicou que seu método de composição é bem diferente. "As coisas que compus com Adrian são um pouco mais convencionais. Ficávamos ali tocando guitarra e cantando até acharmos que tínhamos algo. Então, nós ensaiávamos e gravávamos de uma vez. Era mais orgânico, se preferir definir assim. Steve tende a ser bastante detalhista e meticuloso para obter exatamente o que quer", revelou.
"Senjutsu" será lançado no próximo dia 3 de setembro. Confira, a seguir, a lista de faixas do álbum com os créditos de autoria detalhados.
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
Amy Lee confirma novo álbum do Evanescence para 2026
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
O que dizem Steve Harris e Bruce Dickinson sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Confira quem fez músicas de "Senjutsu", novo disco do Iron Maiden
Artistas brasileiros revelam como foi trabalhar no novo clipe do Iron Maiden
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista
A sincera opinião de um nativo indígena sobre "Run to the Hills" do Iron Maiden


