Steve Harris: como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo Bruce
Por Igor Miranda
Postado em 22 de julho de 2021
Não é segredo para ninguém que o baixista Steve Harris é o principal compositor do Iron Maiden. Todavia, os demais integrantes também colaboram em termos autorais com a banda.
Cada um deles, ao que tudo indica, tem uma abordagem criativa diferente. E é a de Harris que parece ser a mais peculiar, conforme revelado pelo vocalista Bruce Dickinson em entrevista à Kerrang.
O cantor refletia sobre o processo de criação do novo álbum da banda, "Senjutsu", quando apontou que o baixista adota uma postura bem perfeccionista com relação às músicas que idealiza. Ele também confidenciou que o novo disco começou a ser feito sem uma ideia em mente - a proposta era que tudo fosse produzido da forma mais natural possível.
"Não tínhamos a menor ideia de como seria o álbum. Entramos sem qualquer ideia ou qualquer preconceito. Apenas fomos ao estúdio e tentamos. Quando funcionava, a gente gravava logo em seguida. Então, enquanto estávamos ensaiando, tudo estava sendo gravado. A fita rodava o tempo todo", declarou Bruce, inicialmente.
Mesmo com essa orientação mais natural para "Senjutsu", Steve Harris não deixou de lado o seu perfeccionismo. "Steve literalmente se trancava sozinho por 2 ou 3 dias, enquanto todos nós íamos jogar fliperama. Do nada ele aparecia: 'acho que consegui uma, caras... todos no estúdio agora'. Boom", comentou o vocalista.
Dessa forma, o baixista acabou compondo quase todo o álbum. Ele criou sozinho as músicas "Lost in a Lost World", "Death of the Cells", "The Parchment" e "Hell on Earth", além de ter colaborado com os guitarristas Janick Gers em "Stratego" e "The Time Machine" e Adrian Smith na faixa-título.
As únicas três músicas de "Senjutsu" sem qualquer contribuição autoral de Steve Harris são, justamente, aquelas que Bruce Dickinson criou - todas ao lado de Adrian Smith. São elas: "The Writing on the Wall", "Days of Future Past" e "Darkest Hour".
Dickinson explicou que seu método de composição é bem diferente. "As coisas que compus com Adrian são um pouco mais convencionais. Ficávamos ali tocando guitarra e cantando até acharmos que tínhamos algo. Então, nós ensaiávamos e gravávamos de uma vez. Era mais orgânico, se preferir definir assim. Steve tende a ser bastante detalhista e meticuloso para obter exatamente o que quer", revelou.
"Senjutsu" será lançado no próximo dia 3 de setembro. Confira, a seguir, a lista de faixas do álbum com os créditos de autoria detalhados.
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
O que dizem Steve Harris e Bruce Dickinson sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Confira quem fez músicas de "Senjutsu", novo disco do Iron Maiden
Artistas brasileiros revelam como foi trabalhar no novo clipe do Iron Maiden
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Nicko McBrain compara sua música favorita do "The Book of Souls" com "Hallowed Be Thy Name"
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
James Hetfield: com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião dele
Altura: saiba quanto medem 10 ícones "baixinhos" do rock e metal


