Steve Harris: como o método de composição dele se diferencia dos demais, segundo Bruce
Por Igor Miranda
Postado em 22 de julho de 2021
Não é segredo para ninguém que o baixista Steve Harris é o principal compositor do Iron Maiden. Todavia, os demais integrantes também colaboram em termos autorais com a banda.
Cada um deles, ao que tudo indica, tem uma abordagem criativa diferente. E é a de Harris que parece ser a mais peculiar, conforme revelado pelo vocalista Bruce Dickinson em entrevista à Kerrang.
O cantor refletia sobre o processo de criação do novo álbum da banda, "Senjutsu", quando apontou que o baixista adota uma postura bem perfeccionista com relação às músicas que idealiza. Ele também confidenciou que o novo disco começou a ser feito sem uma ideia em mente - a proposta era que tudo fosse produzido da forma mais natural possível.
"Não tínhamos a menor ideia de como seria o álbum. Entramos sem qualquer ideia ou qualquer preconceito. Apenas fomos ao estúdio e tentamos. Quando funcionava, a gente gravava logo em seguida. Então, enquanto estávamos ensaiando, tudo estava sendo gravado. A fita rodava o tempo todo", declarou Bruce, inicialmente.
Mesmo com essa orientação mais natural para "Senjutsu", Steve Harris não deixou de lado o seu perfeccionismo. "Steve literalmente se trancava sozinho por 2 ou 3 dias, enquanto todos nós íamos jogar fliperama. Do nada ele aparecia: 'acho que consegui uma, caras... todos no estúdio agora'. Boom", comentou o vocalista.
Dessa forma, o baixista acabou compondo quase todo o álbum. Ele criou sozinho as músicas "Lost in a Lost World", "Death of the Cells", "The Parchment" e "Hell on Earth", além de ter colaborado com os guitarristas Janick Gers em "Stratego" e "The Time Machine" e Adrian Smith na faixa-título.
As únicas três músicas de "Senjutsu" sem qualquer contribuição autoral de Steve Harris são, justamente, aquelas que Bruce Dickinson criou - todas ao lado de Adrian Smith. São elas: "The Writing on the Wall", "Days of Future Past" e "Darkest Hour".
Dickinson explicou que seu método de composição é bem diferente. "As coisas que compus com Adrian são um pouco mais convencionais. Ficávamos ali tocando guitarra e cantando até acharmos que tínhamos algo. Então, nós ensaiávamos e gravávamos de uma vez. Era mais orgânico, se preferir definir assim. Steve tende a ser bastante detalhista e meticuloso para obter exatamente o que quer", revelou.
"Senjutsu" será lançado no próximo dia 3 de setembro. Confira, a seguir, a lista de faixas do álbum com os créditos de autoria detalhados.
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead

O que dizem Steve Harris e Bruce Dickinson sobre "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden
Confira quem fez músicas de "Senjutsu", novo disco do Iron Maiden
Artistas brasileiros revelam como foi trabalhar no novo clipe do Iron Maiden
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda de heavy metal que mais ganhou dinheiro no mundo, segundo Regis Tadeu
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


