Por que David Gilmour, do Pink Floyd,se recusa a voltar a tocar "Echoes" em shows solo
Por Igor Miranda
Postado em 09 de julho de 2021
A música "Echoes" é uma das mais simbólicas do Pink Floyd. Lançada no álbum "Meddle" (1971), a faixa de mais de 23 minutos é notória por suas longas passagens instrumentais, repletas de improvisação, e por fechar o clássico show retratado no vídeo "Live at Pompeii" (1972).
Apesar de ser um dos grandes clássicos do Pink Floyd, "Echoes" não é tocada pelo vocalista e guitarrista David Gilmour, em seus shows solo, há bastante tempo. Mais especificamente, a faixa não entra nos repertórios do artista desde 2006, ano em que foi realizada a turnê de divulgação do álbum "On an Island", com Richard Wright nos teclados.
É justamente por causa de Wright, seu parceiro de tantos anos no Pink Floyd, que Gilmour não toca mais "Echoes". A morte do tecladista, em 2008, fez com que o guitarrista repensasse a inclusão da música em seus shows - já que, segundo David, tocar a faixa sem Rick não é a mesma coisa.
A revelação foi feita, de acordo com o site Far Out Magazine, em uma entrevista concedida por Gilmour antes do show em 2016 que marcou seu retorno ao anfiteatro de Pompeia, mesmo local onde o Pink Floyd gravou "Live at Pompeii". O guitarrista lançou um álbum ao vivo registrado naquela nova ocasião, com o mesmo título do anterior, em 2017.
Perguntado se iria tocar "Echoes" no novo show, em busca de recriar a mesma sensação do clássico ao vivo de 1972, David Gilmour respondeu: "Sim, seria ótimo tocar 'Echoes' aqui, mas eu não faria isso sem Rick".
Em seguida, ele explicou que, mesmo musicalmente, pareceria errado apresentar "Echoes" com outro tecladista no lugar de Richard Wright. "Há algo especificamente tão individual na maneira como Rick e eu tocamos que você não consegue que alguém aprenda e faça assim. Não é disso que se trata a música", afirmou.
A última ocasião em que David Gilmour e Richard Wright tocaram a música "Echoes" na íntegra foi durante um show em Gdansk, na Polônia, em 2006. A apresentação, que fechou a turnê "On an Island", foi gravada para o lançamento de um álbum ao vivo: "Live in Gdansk", divulgado em 2008, dias após a morte de Richard Wright.
Assista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps