As seis músicas do Pink Floyd que David Gilmour mais gosta
Por Igor Miranda
Postado em 31 de março de 2021
O Pink Floyd é dono de uma longa discografia: são, ao todo, 15 álbuns de estúdio, incluindo "The Endless River", de 2014. O vocalista e guitarrista David Gilmour, importante para a sonoridade da banda, participou de todos eles, com exceção da estreia, "The Piper at the Gates of Dawn" (1967).
Dá para imaginar, então, que seria uma tarefa difícil para David Gilmour optar por suas músicas favoritas do Pink Floyd. Há tanto "repertório" para se escolher que o músico, certamente, ficaria confuso ao buscar uma resposta para essa pergunta.
Porém, em 2006, ao conceder entrevista para a Billboard, o músico conseguiu revelar quais as suas canções favoritas do Pink Floyd. Gilmour optou por aquelas que, em sua visão, resistiram ao teste do tempo e seguiram interessantes mesmo décadas após o lançamento.
"'Shine On You Crazy Diamond' e 'Wish You Were Here' são músicas de destaque. 'Comfortably Numb' é outra. 'High Hopes', do álbum 'The Division Bell' (1994), é uma das minhas músicas favoritas do Pink Floyd de todos os tempos. Também tem 'The Great Gig in the Sky', 'Echoes'... há muitas", disse, citando seis faixas ao todo.
Em outra ocasião, resgatada pelo site Far Out Magazine, David Gilmour evidenciou seu apreço em particular por "High Hopes". "Comecei a compor e olhar para Polly (Samson, esposa de David Gilmour e letrista em 'The Division Bell') em busca de uma opinião. Como escritora e pessoa inteligente, ela começou a fazer algo e eu a encorajei", afirmou ele, na ocasião.
Curiosamente, "High Hopes" foi a primeira música composta para "The Division Bell", mas a última a ser gravada. O produtor Bob Ezrin destacou que a faixa "foi a responsável por unir todo o álbum". "Também nos deu a ideia em torno dos conceitos mais amplos do trabalho", apontou o profissional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Joey Tempest reflete sobre saída de John Norum do Europe em 1986
Joan Jett relembra humilhações sofridas nos shows e admite que chorava depois de tocar
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente


A única música do Pink Floyd que parece unir David Gilmour, Roger Waters e Elton John
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Pink Floyd: Clare Torry processou a banda por direitos autorais e venceu


