As seis músicas do Pink Floyd que David Gilmour mais gosta
Por Igor Miranda
Postado em 31 de março de 2021
O Pink Floyd é dono de uma longa discografia: são, ao todo, 15 álbuns de estúdio, incluindo "The Endless River", de 2014. O vocalista e guitarrista David Gilmour, importante para a sonoridade da banda, participou de todos eles, com exceção da estreia, "The Piper at the Gates of Dawn" (1967).
Dá para imaginar, então, que seria uma tarefa difícil para David Gilmour optar por suas músicas favoritas do Pink Floyd. Há tanto "repertório" para se escolher que o músico, certamente, ficaria confuso ao buscar uma resposta para essa pergunta.
Porém, em 2006, ao conceder entrevista para a Billboard, o músico conseguiu revelar quais as suas canções favoritas do Pink Floyd. Gilmour optou por aquelas que, em sua visão, resistiram ao teste do tempo e seguiram interessantes mesmo décadas após o lançamento.
"'Shine On You Crazy Diamond' e 'Wish You Were Here' são músicas de destaque. 'Comfortably Numb' é outra. 'High Hopes', do álbum 'The Division Bell' (1994), é uma das minhas músicas favoritas do Pink Floyd de todos os tempos. Também tem 'The Great Gig in the Sky', 'Echoes'... há muitas", disse, citando seis faixas ao todo.
Em outra ocasião, resgatada pelo site Far Out Magazine, David Gilmour evidenciou seu apreço em particular por "High Hopes". "Comecei a compor e olhar para Polly (Samson, esposa de David Gilmour e letrista em 'The Division Bell') em busca de uma opinião. Como escritora e pessoa inteligente, ela começou a fazer algo e eu a encorajei", afirmou ele, na ocasião.
Curiosamente, "High Hopes" foi a primeira música composta para "The Division Bell", mas a última a ser gravada. O produtor Bob Ezrin destacou que a faixa "foi a responsável por unir todo o álbum". "Também nos deu a ideia em torno dos conceitos mais amplos do trabalho", apontou o profissional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
Alter Bridge, um novo recomeço
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Kreator divulga clipe de "Krushers of the World", faixa-título de seu novo disco
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Frampton Comes Alive!" ganhará reedição especial celebrando seus 50 anos


Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Registro ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento em Blu-ray 4K Ultra HD
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Como Pink Floyd entrou nas influências que mudaram o som do The Cure, segundo Robert Smith
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Os 10 melhores álbuns do rock de todos os tempos, segundo o RYM
O álbum clássico do Pink Floyd que Roger Waters já não aguenta mais ouvir


