Funeral: retorno dos pioneiros do funeral doom em single com vocalista do Borknagar
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de setembro de 2021
Antes de fazerem um som mais acessível os noruegueses do Funeral deixaram seu nome na história do metal ao fazer uma versão mais lenta do death/doom metal, combinando vocais guturais masculinos, cantos gregorianos e vocais femininos em seus primeiros lançamentos, sendo um dos pioneiros do funeral doom metal.
Após quase uma década desde seu lançamento do seu quinto álbum, "Oratorium", em 2012, o grupo anuncia seu próximo álbum de estúdio, "Praesentialis in Aeternum", que já está disponível para pré-encomenda pelo site da Season of Mist e em pre-save nas plataformas digitais.
O grupo lançou também "Ånd", seu primeiro single e vídeo do novo disco, que conta com a participação de outro importante nome da cena norueguesa, Lars Are Nedland, vocalista das bandas Borknagar e Solefald.
Com o falecimento dos músicos Einar Andre Fredriksen em 2003 e Christian Loss em 2006, ambos por suicídio, Anders Eek é o único membro das primeiras formações da banda. Ele descreveu "Praesentialis in Aeternum" como uma "progressão natural". Segundo ele: "Eu sei que temos alguns fãs que curtem apenas os primeiros álbuns e aqueles que nos descobriram no início dos anos 2000, mas esta nova obra tem um pouco de tudo para todos. Os elementos sinfônicos são muito mais bombásticos, mas muito mais bem feitos, graças à evolução da tecnologia desde 'Oratorium'. É de certa forma uma mistura de nossos três últimos álbuns, mas também nosso trabalho mais diverso, com partes bastante concisas e épicas. Na verdade, gravamos algo como dez músicas, mas juramos escolher apenas as seis melhores para obter o melhor álbum possível."
Confira abaixo o vídeo clipe e também a lista de faixas e a capa do novo disco, criada por Christopher Rådlund.
Lista de faixas de "Praesentialis in Aeternum"
1. Ånd (8.14)
2. Materie (6.21)
3. Erindring I - Hovmod (8.16)
4. Erindring II - Fall (10.52)
5. Oppvåkning (9.54)
6. Dvelen (11.35)
Bônus:
1. Her Til Evig Tid (ånd: epilog) (7.21)
2. Vekst (erindring : prolog) (9.18)
3. Shades From These Wounds (6.09)
4. Samarithan (5.50)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame



Dave Mustaine: "Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss


