Nirvana: Orquestra Ouro Preto celebra 30 anos de Nevermind tocando o disco todo em live
Por Igor Miranda
Postado em 24 de setembro de 2021
Depois de apresentações temáticas de A-ha, Rolling Stones e Duke Ellington, a Orquestra Ouro Preto vai celebrar os 30 anos de um dos álbuns mais emblemáticos de todos os tempos: "Nevermind" (1991), do Nirvana. Uma performance tocando o disco na íntegra, com uma mistura de música e intervenções cênicas, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Orquestra, nesta sexta-feira (24), às 20h30.
A escolha da data não foi por acaso. Há 30 anos, no dia 24 de setembro de 1991, foi lançado "Nevermind", o disco que mudou a cena musical da época. O álbum, que apresentou músicas como "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "Lithium" e "In Bloom", conquistou o título de símbolo da cultura pop da década de 1990 com uma sonoridade típica do grunge, movimento surgido em Seattle, nos Estados Unidos.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, a iniciativa surgiu de uma ideia do maestro Rodrigo Toffiolo, que é fã de "Nevermind" desde a juventude. "'Nevermind' vai muito além da música, representou toda uma geração que precisava extravasar seus sentimentos. Três caras fizeram aquela barulheira toda, que nada mais é que a voz do jovem daquela época. Acho a música deles muito impactante", afirma, em nota, o regente.
"Temos enorme orgulho de patrocinar a Orquestra Ouro Preto. Ao longo desta parceria de sucesso e a cada novo concerto, seguimos lado a lado na certeza de que a música não tem fronteiras e abre caminho para novas experiências culturais", completa Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.
Arranjada por Leonardo Gorosito, a ópera-grunge será tocada e encenada em 13 atos, incluindo todas as faixas do álbum. Os acordes de violinos e violoncelos irão se misturar ao som da bateria, guitarra e baixo de um rock baseado em contrastes dinâmicos, entre versos calmos e barulhentos, e refrães pesados, característicos da música do Nirvana.
Serviço - Orquestra Ouro Preto - Nevermind
Dia: 24 de setembro de 2021, sexta, às 20h30.
Classificação: Livre para todas as idades.
Transmissão ao vivo pelo YouTube:
https://www.youtube.com.br/orquestraouropreto
Informações:
https://www.orquestraouropreto.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil


O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Site lista 3 bandas de rock clássico que fizeram sucesso nos anos 1990 e depois sumiram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Kurt Cobain esteve na festa de lançamento do "Black Album" do Metallica
Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, fala como se sentiu ao reencontrar Frances Cobain


