Megadeth: Dave Mustaine conta como se recuperou da lesão que fez a banda acabar em 2002
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de setembro de 2021
O Megadeth foi formado em 1983, quando o guitarrista Dave Mustaine (que posteriormente, também se tornou vocalista) foi demitido do Metallica. A banda, que se consolidou como um dos nomes mais emblemáticos do heavy metal, está na ativa até hoje, mas entre 2002 e 2004, o grupo permaneceu inativo, por conta da saúde de seu líder.
Em abril de 2002, Dave Mustaine comunicou que o Megadeth havia acabado. Na ocasião, o músico, diagnosticado com Neuropatia Radial, afirmou que não conseguia mais tocar guitarra. "Durante a primeira semana de Janeiro deste ano, no Texas, enquanto aproveitava um intervalo de trabalho do Megadeth, sofri uma lesão que gerou graves problemas nos nervos de minha mão e braço esquerdo. O diagnóstico foi de Neuropatia Radial - um nervo do antebraço estava pressionado. Os médicos me informaram que será necessário no mínimo um ano para a recuperação mais completa possível, e mesmo assim não saberiam quão completa seria esta recuperação. Estou sendo assistido por uma ótima equipe médica e de fisioterapeutas diariamente, e se for a vontade de Deus, espero voltar a tocar guitarra.
No meio tempo, enquanto tratava de recobrar o uso de meu braço, aproveitei a oportunidade para avaliar minha carreira e meu futuro. Decidi deixar o Megadeth e explorar outras áreas da música onde eu possa dar minha contribuição sem ter que tocar meu instrumento", dizia o comunicado emitido no site oficial da banda e que pode ser lido no link a seguir.
Dave Mustaine falou sobre a sua lesão durante entrevista publicada em 2018 na Kerrang e republicada no site da revista no dia que o músico completou 60 anos (13 de setembro de 2021). Segundo o líder do Megadeth, que se converteu ao Cristianismo após receber o diagnóstico, a sua fé foi um dos fatores que contribuiu para sua recuperação.
"Isso foi devastador. Quando o médico me disse isso, foi um diagnóstico errado e me recusei a aceitar. Só porque ele era um médico não significava que ele estava certo. Eu acredito em um mundo espiritual tanto quanto eu acreditava quando me envolvi com as coisas sombrias, como magia negra. Se há um lado escuro, deve haver um lado claro. Acho que muita espiritualidade vem de fazer coisas boas para as pessoas, como tocar músicas com uma mensagem positiva - essa é a recompensa, eu acho".
O frontman do Megadeth ponderou e disse que não se tornou uma pessoa arrogante por ter se convertido. "Da mesma forma, se você está diminuindo as pessoas, fazendo-as se sentir mal e as demonizando, isso vai esgotá-lo e transformá-lo em um vampiro espiritual".
Após retomar as atividades, o Megadeth lançou seis álbuns de estúdio: "The System Has Failed" (2004), "United Abominations" (2007), "Endgame" (2009), "Th1rt3en" (2011), "Super Collider" (2013) e "Dystopia" (2016).
O próximo trabalho da banda, intitulado "The Sick, The Dying And The Dead", ainda não teve a data de lançamento divulgada. O disco foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Dirk Verbeuren (bateria) e o baixista misterioso, que regravou as faixas originalmente gravadas por David Ellefson, demitido em maio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O clássico absoluto do heavy metal que salvou a carreira do Megadeth
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Megadeth: Mustaine não odeia nada e ninguém, exceto essas três coisas
Onze grandes bandas que contam com apenas um integrante original


