Carnified: filmes de terror encontram metal em "Nocturna", single com Sarah Jezebel Deva
Por Emanuel Seagal
Postado em 28 de outubro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Após 27 anos de existência a banda de death/black metal Carnified decidiu produzir o seu primeiro vídeo, para o single "Nocturna", a música que marca o retorno da banda após um hiato de 15 anos e conta com a participação de ninguém menos que a gloriosa cantora inglesa Sarah Jezebel Deva (ex-Cradle of Filth, Therion, Hecate Enthoned).
O videoclipe, que pode ser conferido abaixo, foi dirigido por Marcos Franco, que além de guitarrista da banda é diretor e produtor musical, e foi influenciado por filmes de terror, além de personagens que fazem parte de "Askarden", um mundo autoral criado pelo baterista Vicente Azevedo.
A jornalista Marcele Correia conversou com Marcos Franco, guitarrista, produtor musical e diretor do vídeo, que revelou diversas curiosidades sobre a produção audiovisual que teve como inspiração filmes clássicos de terror, confira o bate-papo:
Como surgiu a ideia de lançar um videoclipe?
"Resolvemos voltar depois de 15 anos parados e nos deparamos com esta época de pandemia mundial onde, com a ausência de shows, o único canal que uma banda tem como ser próxima do seu público é a internet. Lançamos a música Nocturna, mas sentimos que faltava algo mais. Como eu trabalho com audiovisual há mais de 20 anos decidi dirigir o meu primeiro videoclipe musical e meus colegas de banda compraram a ideia na mesma hora."
Fale um pouco mais sobre as influências dos filmes de terror no videoclipe Nocturna.
"Fazem parte da minha vida desde 1985, quando fui ao cinema com seis anos assistir "De Volta para o Futuro" e me deparei com o cartaz do filme "Sexta-feira 13 part V" que tinha feixes de luz atravessando os furos da máscara do Jason. Aquilo foi o suficiente para eu ir às locadoras e só alugar filmes de terror. Ao contrário do que pensavam, não me tornei um serial killer, mas sim um produtor audiovisual e colecionador de figuras de ação e estátuas de personagens de filmes de terror. Naturalmente o terror se tornou uma expressão minha e eu trouxe isso para o videoclipe como linguagem. Elementos como a cor do filme Nosferatu (1922), a alta exposição do shutter de House of Haunted Hill (1959), a iluminação de backlight de The Exorcist (1973), a movimentação de câmera do voo dos vampiros em The Lost Boys (1987), e a sombra misteriosa no canto do quarto da criança do filme Insidious (2010). Cada uma dessas técnicas eu pesquisei e usei em Nocturna."
Para finalizar, como você descreve a experiência da banda após o processo de gravação?
"O que preciso ressaltar é que não fiz nada sozinho. A ajuda dos outros membros da banda e de amigos próximos foram extremamente importantes nesse processo de produção. Como costumo dizer: é uma obra composta de sangue, suor e lágrimas. Foi muito esforço e dedicação que hoje me trazem muito orgulho e satisfação."
"Vou contar uma história: o dia da gravação foi adiado três vezes por conta de imprevistos, como integrantes da produção contraindo Covid-19. No final, a equipe que eu planejava desde o início pôde participar da gravação. Nunca, em toda a minha experiência com audiovisual uma produção começou no horário e encerrou no tempo planejado. Quando o sol se pôs, começamos as filmagens porque eu precisava da escuridão para usar a técnica de iluminação que queria. Encerramos todos os takes da filmagem às 2h da manhã, arrumamos o set e tomamos o rumo de volta para casa. Tudo funcionou como o planejado. Tínhamos um longo caminho pela frente, pois estávamos numa cidade vizinha e durante todo o trajeto fomos escoltados por uma grande lua de sangue (superlua), símbolo da nossa deusa Nocturna. Foram muitas coincidências ou não?"
O single de "Nocturna" está disponível também nas plataformas digitais, confira no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant


Robert Plant culpa a si mesmo por ter "estragado" o maior sucesso do Led Zeppelin
Porque "O Trem das Sete" de Raul Seixas é "o último do sertão"
The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A música dos Beatles que Keith Richards considera a melhor; "Eu estava lá, e foi lindo"


