Bruce Dickinson: por que as bandas de heavy metal exploram a temática satânica?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de outubro de 2021
Bruce Dickinson, conhecido por suas várias ocupações, agora também tem o seu podcast. Intitulado "Psycho Schizo Espresso", o programa de entrevistas que Bruce apresenta junto com o psicólogo e autor Dr. Kevin Dutton estreia no dia 31 de outubro, mas um trailer já foi divulgado, pelo canal Pod Prod.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
O primeiro episódio do podcast contou com a presença de Steven J. Friesen, que além de ser professor da Universidade do Texas, é um estudioso do Novo Testamento e autor do livro "Imperial Cults And The Apocalypse Of John - Reading Revelation In The Ruins". Um dos temas abordados na conversa foi a associação existente entre o Diabo e o heavy metal.
O icônico músico britânico explicou por qual razão muitas bandas de heavy metal exploram a imagem e a temática satânica, como é possível conferir no trecho a seguir, transcrito e publicado pelo site Blabbemouth.
"Porque é realmente dramático (...) Então, voltando ao final dos anos 50, na Europa o povo era amplamente cristão; muito mais pessoas iam à igreja naquela época do que agora. Provavelmente quatro ou cinco vezes [na semana], ou até mais, as pessoas simplesmente apareciam na igreja; elas não estavam desertas, como estão agora. E geralmente se acredita em coisas como o mal absoluto e na existência de um bem absoluto, mas ninguém conhecia ninguém que fosse absolutamente bom. Mas, com certeza, o mal absoluto existia em algum lugar, porque senão como alguém poderia ser absolutamente bom. Então você tinha que ter algo para se medir contra", disse Bruce, que na sequência, tomou como exemplo clássicos do cinema para explicar melhor seu ponto de vista.
"O que as bandas de heavy metal fizeram ao adotar imagens foi chocar as pessoas, da mesma forma que os primeiros filmes do Hammer [Film Productions] reintroduziram Drácula, mas com sexo. Então eles realmente tinham Drácula, sangue, presas, sexo, o diabo - todas essas coisas eram, tipo, ‘Oh meu Deus. Isso é tão chocante’, mas realmente nos excita em segredo. E, claro, como criança, você seria proibido de assistir, e, obviamente, seria interessante e você assistiria. Então, você usa a imaginação para criar histórias. Uma série de filmes foi lançada – "O Exorcista" e coisas assim, todos com a ideia de uma força física real do mal. E foi muito empolgante, não porque você queria ser, mas saber que você poderia imaginar seu caminho para o drama e colocá-lo na música e dramatizá-lo".
O vídeo que mostra um trecho do episódio, com legendas em inglês, pode ser assistido a seguir.
Além de apresentar seu podcast, Bruce Dickinson também canta e escreve músicas. Algumas dessas canções podem ser ouvidas em "Senjutsu", disco de estúdio mais recente do Iron Maiden, lançado em setembro deste ano. Leia mais detalhes sobre o álbum nas matérias abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps