Nirvana: Kurt queria a fama, mas não a "bagagem" que veio com o sucesso
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2021
A banda norte-americana de grunge Nirvana foi um dos maiores fenômenos da história do rock. Liderado pelo guitarrista/vocalista/compositor Kurt Cobain (que faleceu em abril de 1994, aos 27 anos), o grupo de Seattle se tornou mundialmente famoso após o lançamento de "Nevermind", segundo disco do trio, divulgado em 24 de setembro de 1991.
O referido álbum, que vendeu milhões de cópias ao redor do mundo, emplacou o maior sucesso do Nirvana, a clássica "Smells Like Teen Spirit". A intensa faixa que abre "Nevermind" é um verdadeiro hino de sua geração, porém, Kurt não era muito fã da canção que o tornou famoso, o que foi tema de matéria publicada pelo site Loudwire no dia 19 de novembro.
A pauta, assinada por Jared Linnen, tenta explicar por quais razões o próprio autor não gostava de "Smells Like Teen Spirit", através de entrevistas e depoimentos coletados no passado. Um dos depoimentos que aparece no vídeo é o do baterista Dave Grohl, que foi o baterista de Nevermind.
Dave falou sobre o sucesso alcançado por "Nevermind" (que foi alavancado por "Smells Like Teen Spirit") durante episódio da série "Classic Albums" lançado em 2005, que aborda a maior obra do Nirvana. De acordo com o baterista, Kurt queria a fama, mas não o que poderia vir junto.
"Kurt provavelmente queria vender 20 milhões de discos e ser a maior banda do mundo, mas tenho certeza de que ele não queria toda a bagagem que veio com isso. Tenho certeza de que ele nem percebeu a bagagem que veio junto. Ninguém percebeu, eu não percebi", disse o líder do Foo Fighters.
A matéria do site Loudwire aponta outro motivo pelo qual Kurt Cobain não era fã de sua composição mais conhecida: a música ofuscava outras criações que ele achava tão boas quanto, como "Drain You".
Para assistir a matéria completa (com legendas em inglês), acesse este link.
E por falar em "Nevermind", o álbum foi relançado no dia 12 de novembro, com muitos bônus. Leia mais detalhes a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Nirvana: "Nevermind" ganha edição comemorativa de 30 anos, com 70 versões inéditas
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Courtney Love e a estranha ligação entre Kurt Cobain e Madonna nos anos oitenta
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
The Pretty Reckless lança versão para "About You" com Dave Grohl e Pat Smear
Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
A triste (e terrível) ironia que aparece na letra de um dos maiores clássicos dos anos 90
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin


