Nirvana: Kurt queria a fama, mas não a "bagagem" que veio com o sucesso
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2021
A banda norte-americana de grunge Nirvana foi um dos maiores fenômenos da história do rock. Liderado pelo guitarrista/vocalista/compositor Kurt Cobain (que faleceu em abril de 1994, aos 27 anos), o grupo de Seattle se tornou mundialmente famoso após o lançamento de "Nevermind", segundo disco do trio, divulgado em 24 de setembro de 1991.
O referido álbum, que vendeu milhões de cópias ao redor do mundo, emplacou o maior sucesso do Nirvana, a clássica "Smells Like Teen Spirit". A intensa faixa que abre "Nevermind" é um verdadeiro hino de sua geração, porém, Kurt não era muito fã da canção que o tornou famoso, o que foi tema de matéria publicada pelo site Loudwire no dia 19 de novembro.
A pauta, assinada por Jared Linnen, tenta explicar por quais razões o próprio autor não gostava de "Smells Like Teen Spirit", através de entrevistas e depoimentos coletados no passado. Um dos depoimentos que aparece no vídeo é o do baterista Dave Grohl, que foi o baterista de Nevermind.
Dave falou sobre o sucesso alcançado por "Nevermind" (que foi alavancado por "Smells Like Teen Spirit") durante episódio da série "Classic Albums" lançado em 2005, que aborda a maior obra do Nirvana. De acordo com o baterista, Kurt queria a fama, mas não o que poderia vir junto.
"Kurt provavelmente queria vender 20 milhões de discos e ser a maior banda do mundo, mas tenho certeza de que ele não queria toda a bagagem que veio com isso. Tenho certeza de que ele nem percebeu a bagagem que veio junto. Ninguém percebeu, eu não percebi", disse o líder do Foo Fighters.
A matéria do site Loudwire aponta outro motivo pelo qual Kurt Cobain não era fã de sua composição mais conhecida: a música ofuscava outras criações que ele achava tão boas quanto, como "Drain You".
Para assistir a matéria completa (com legendas em inglês), acesse este link.
E por falar em "Nevermind", o álbum foi relançado no dia 12 de novembro, com muitos bônus. Leia mais detalhes a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
Nirvana: "Nevermind" ganha edição comemorativa de 30 anos, com 70 versões inéditas
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A banda que Kurt Cobain queria que o Nirvana fosse e cujo vocalista tentou salvar sua vida


