Nirvana: Kurt queria a fama, mas não a "bagagem" que veio com o sucesso
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2021
A banda norte-americana de grunge Nirvana foi um dos maiores fenômenos da história do rock. Liderado pelo guitarrista/vocalista/compositor Kurt Cobain (que faleceu em abril de 1994, aos 27 anos), o grupo de Seattle se tornou mundialmente famoso após o lançamento de "Nevermind", segundo disco do trio, divulgado em 24 de setembro de 1991.
O referido álbum, que vendeu milhões de cópias ao redor do mundo, emplacou o maior sucesso do Nirvana, a clássica "Smells Like Teen Spirit". A intensa faixa que abre "Nevermind" é um verdadeiro hino de sua geração, porém, Kurt não era muito fã da canção que o tornou famoso, o que foi tema de matéria publicada pelo site Loudwire no dia 19 de novembro.
A pauta, assinada por Jared Linnen, tenta explicar por quais razões o próprio autor não gostava de "Smells Like Teen Spirit", através de entrevistas e depoimentos coletados no passado. Um dos depoimentos que aparece no vídeo é o do baterista Dave Grohl, que foi o baterista de Nevermind.
Dave falou sobre o sucesso alcançado por "Nevermind" (que foi alavancado por "Smells Like Teen Spirit") durante episódio da série "Classic Albums" lançado em 2005, que aborda a maior obra do Nirvana. De acordo com o baterista, Kurt queria a fama, mas não o que poderia vir junto.
"Kurt provavelmente queria vender 20 milhões de discos e ser a maior banda do mundo, mas tenho certeza de que ele não queria toda a bagagem que veio com isso. Tenho certeza de que ele nem percebeu a bagagem que veio junto. Ninguém percebeu, eu não percebi", disse o líder do Foo Fighters.
A matéria do site Loudwire aponta outro motivo pelo qual Kurt Cobain não era fã de sua composição mais conhecida: a música ofuscava outras criações que ele achava tão boas quanto, como "Drain You".
Para assistir a matéria completa (com legendas em inglês), acesse este link.
E por falar em "Nevermind", o álbum foi relançado no dia 12 de novembro, com muitos bônus. Leia mais detalhes a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps