Produtor do Poison dedurou grupo por plágio; "é uma banda sueca, quem vai saber?"
Por Emanuel Seagal
Postado em 28 de dezembro de 2021
Kee Marcello, ex-guitarrista do Europe, participou do podcast "White Line Fever", e falou sobre como sua banda Easy Action entrou com uma ação judicial contra o Poison por supostamente plagiar o refrão da música "We Go Rocking" no seu hit "I Want Action". O Easy Action teria sido compensado financeiramente através de um acordo devido ao ocorrido.
O músico disse: "Entrei em contato com o produtor do álbum do Poison ('Look What The Cat Dragged In'), Ric Browde, e ele me disse que levou o disco do Easy Action e do Hanoi Rocks para o estúdio quando ele fez o álbum do Poison. Ele colocou 'We Go Rocking' e sugeriu que a banda fizesse um cover. Eles disseram, 'É uma porra de uma banda sueca glam. Quem vai saber?' E eles simplesmente nos plagiaram, e foi o próprio Ric Browde dizendo isso. Então é óbvio pra caralho que aconteceu."
Ele acrescentou: "Se fosse eu cometendo um erro desses eu diria 'Lamento. Fiz merda. Cara, peguei sua música. Me desculpe. Vou te compensar.' Mas até hoje, acredite ou não, eles completamente negam na maior cara de pau. Quando o Poison tocou no Sweden Rock Festival, eles tiveram uma coletiva de imprensa e alguém perguntou — muita gente perguntou — 'E quanto ao Kee Marcello? E quanto ao Easy Action? E quanto a 'We Go Rocking?' E eles disseram 'Nós nunca ouvimos nenhum deles'. E foi o fim disso. As pessoas tentaram continuar, mas eles simplesmente negaram tudo. É tão ridículo. Pelo menos admita que você está errado. Então, sei lá, eu não quero ver aqueles cuzões."
Sobre como o Easy Action acabou recebendo uma compensação financeiro no caso, ele disse: "A responsável (pelo 'We Go Rocking') é a Warner Chappell Music. Estou listado como único compositor da música, e há três de nós (creditados) pelas letras — o cantor, o baixista e eu — em 'We Go Rocking'. O fato é que eu estava tão ocupado quando isso aconteceu que não processei o Poison; foi a Warner Chappell Music que os processou e ameaçou levá-los ao tribunal. Foi realmente um acordo idiota. Eu me pergunto por que eles não fizeram isso. Ao invés disso eles fizeram um acordo fora do tribunal, mas, como você sabe, quando você faz um acordo, eles não precisam (admitir publicamente) que eles fizeram algo errado. Se os tivéssemos levado ao tribunal eu teria sido o co-compositor da música, o que acho justo. É assim que você admite que está fazendo algo errado. Porque se fosse listado como co-compositor em 'I Want Action', toda vez que eles fizessem uma coletânea de hits do Poison e a música estivesse lá, algum dinheiro iria para mim, mas nesse caso não, simplesmente recebemos uma quantia em dinheiro, um acordo fora do tribunal. Se eu estivesse mais conectado com a coisa toda… Se há um arrependimento que tenho é não ter arrastado os traseiros deles para o tribunal."
Ouça abaixo "I Want Action", do Poison, e "We Go Rocking", do Easy Action.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas


Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026


