Petrucci explica por qual razão a era grunge foi um ótimo momento para o Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de dezembro de 2021
Qualquer pessoa que conheça um pouco sobre música pesada, sabe que o grunge e o metal progressivo são estilos musicais completamente diferentes. Enquanto o primeiro se alinha com a simplicidade e a fúria do punk rock, o segundo chama a atenção pelas músicas complexas e em alguns casos, muito longas.
Dream Theater - Mais Novidades
Curiosamente, a maior banda de metal progressivo de todos os tempos viveu um dos seus melhores momentos no início dos anos 1990, quando o grunge dominava estações de rádio mundo afora. A mencionada banda atende pelo nome de Dream Theater.
John Petrucci, guitarrista e fundador do quinteto, falou sobre o tema durante entrevista concedida ao jornalista Henry Yates, publicada no site da revista Classic Rock. "O período do grunge, para nós, foi realmente ótimo. Foi exatamente quando ‘Images And Words’ foi lançado, e de alguma forma tivemos um hit radiofônico com ‘Pull Me Under’, que afetou todo o sistema", afirmou o barbudo guitarrista.
A citada "Pull Me Under" é faixa de abertura de "Images And Words", segundo disco de estúdio do Dream Theater, que foi lançado em 7 de julho de 1992 e marcou a estreia do vocalista James LaBrie. A música é o maior hit do Dream Theater e acumula mais de 40 milhões de plays no Spotify. O vídeo oficial de "Pull Me Under" ultrapassou 8 milhões de visualizações no Youtube.
A incerteza causada pela Guerra do Golfo
O início da década de 1990 foi bom para o Dream Theater, porém, antes de saborear a sobremesa, o quinteto teve que comer o pão que o Diabo amassou. E uma das razões que deixou a caminhada da banda mais difícil foi a Guerra do Golfo, como Petrucci relembrou na mesma entrevista.
"Em uma carreira com a extensão que tivemos, houve muitos momentos difíceis. Obviamente, passamos por mudanças de membros da banda. Lembro que depois do nosso primeiro disco [‘When Dream And Day Unite’, lançado em 1989], não tínhamos vocalista, não tínhamos contrato, nada dava certo. Então, a guerra estava acontecendo no Iraque, e não sabíamos se seríamos convocados", afirmou Petrucci.
A Guerra do Golfo aconteceu entre agosto de 1990 e fevereiro de 1991. O conflito aconteceu após o exército iraquiano invadir o Kuwait. Como você deve ter imaginado, não demorou muito para os Estados Unidos aparecerem no meio da guerra, que no total, gastou cerca de 60 bilhões de dólares.
Felizmente, nenhum integrante do Dream Theater precisou sacrificar sua vida na guerra e a banda permanece firme e forte fazendo música de qualidade até hoje. O disco mais recente do grupo é "A View From The top Of The World", lançado dia 22 de outubro. Confira mais detalhes sobre o trabalho na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps