Amorphis: assista o videoclipe para "The Moon"; "uma obra de amor"
Por Emanuel Seagal
Postado em 04 de dezembro de 2021
O Amorphis - - que está entre as principais bandas de dark metal do norte da Europa, alcançando o primeiro lugar nas paradas finlandesas cinco vezes - cativou fãs e críticos por mais de trinta anos com suas paisagens sonoras melancólicas e pesadas. Depois de anunciar seu décimo quarto álbum de estúdio, "Halo", com lançamento previsto para o dia 11 de fevereiro de 2022 pela Atomic Fire Records, no mês passado, o sexteto apresenta ao mundo "The Moon", o primeiro single e videoclipe do álbum
O letrista Pekka Kainulainen comentou: "Eu fiz vários desenhos e pinturas sobre este assunto ao longo dos anos. Agora eu complementarmente escrevi algumas letras de heavy metal... esta é uma canção de amor."
O guitarrista Esa Holopainen acrescentou: "É uma música muito atmosférica e cativante que representa bem como o Amorphis soa em 2021."
Confira abaixo o videoclipe de "The Moon", feito pelo diretor Patric Ullaeus (rEvolver Film).
Novamente com arte criada por Valnoir (Alcest, Paradise Lost etc.), "Halo" foi gravado, produzido e mixado por Jens Bogren (Fascination Street Studios) enquanto o trabalho de masterização ficou a cargo de Tony Lindgren.
"Halo" estará disponível em diversos formatos em CD, vinil, box set, e fita cassete. Pre-save e pré-encomendas estão disponíveis no site da gravadora.
Confira abaixo a capa e lista de faixas de "Halo".
1. Northwards
2. On The Dark Waters
3. The Moon
4. Windmane
5. A New Land
6. When The Gods Came
7. Seven Roads Come Together
8. War
9. Halo
10. The Wolf
11. My Name Is Night
"É realmente um ótimo sentimento que ainda podemos produzir música bastante decente como uma banda", comentou Esa Holopainen, guitarrista e membro fundador da banda. "Talvez um certo tipo de autocrítica e longa experiência culminem nestes últimos álbuns." Para o próprio compositor, "Halo" soa familiar e diferente. "É Amorphis perfeitamente reconhecível do início ao fim, mas a atmosfera geral é um pouco mais pesada e mais progressiva, e também orgânica em comparação com o disco anterior".
No entanto, nenhum álbum do Amorphis estaria completo sem a narrativa criativa e poética do renomado letrista Pekka Kainulainen. "Desde o primeiro dia, Pekka sempre foi um letrista entusiasmado e prolífico para o Amorphis", diz o vocalista Tomi Joutsen. "É um processo lento de traduzir a poesia finlandesa arcaica para o inglês e adaptá-la aos nossos ritmos progressivos. Felizmente Pekka faz tudo no prazo e com muito cuidado." Desde "Silent Waters", de 2007, Pekka tem navegado nas águas mitológicas de sua terra natal com grande habilidade e respeito. Para 'Halo', ele se superou mais uma vez. "Halo é um disco temático cheio de contos de aventura sobre o mítico Norte há dezenas de milhares de anos", explica ele. "A letra fala de uma época antiga em que o homem vagou por essas fronteiras boreais abandonadas após a era do gelo. Enquanto descrevo o renascimento de uma cultura seminal em um mundo de novas oportunidades, também tento alcançar as forças sempiternas da mente humana."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps