A importante dica de performance que Nando Reis deu para Cássia Eller
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de janeiro de 2022
A amizade entre Cássia Eller e o compositor Nando Reis é uma das mais bonitas e frutíferas da história da música brasileira. Diversas canções da carreira da vocalista foram compostas por Nando, como "O Segundo Sol" e "All Star".
Em entrevista para o programa "Baú Sem Censura", da TV Brasil, com trechos resgatados pelo Podcortes Retrô, Cássia Eller contou que essa troca com Nando Reis ia além das composições e entrava no campo das dicas de performance durante um show. O bate papo aconteceu 1 mês antes do falecimento da cantora, que aconteceu no dia 29 de dezembro de 2001.
Em certo ponto da entrevista, Cássia Eller explica que Nando Reis foi fundamental nos arranjos do álbum "Acústico MTV" (2001) e disse como suas orientações no que diz respeito à postura no show foram importantes.
"Quando lancei o ‘Acústico MTV’, foi o Nando Reis que trabalhou nos arranjos comigo. Ele me dirigiu cantando, que é uma coisa que detesto que façam comigo! Eu tenho essa característica de berrar muito. Sou muito intensa quando canto. Não tenho muito freio ou controle. Ele me ensina muito isso sempre que trabalho com o Nando. Ele me ensina a ser mais contida, não jogar tudo na mesma música. Antes eu não fazia assim, cada música que eu cantava eu fazia tudo que eu sabia. Mostrando serviço! Mas agora, por causa dele, não é mais assim", refletiu.
Em outro trecho, Cássia revela qual música de Nando Reis que mais gosta. "Eu gosto muito do show todo, mas meu xodó é a música ‘Relicário’. Eu amo, sou completamente apaixonada por essa música. Foi o Nando que compôs", diz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026


O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
O trabalho dos Titãs que Nando Reis odiava; "Nenhuma ideia minha foi aceita"
A canção dos Titãs que Nando Reis coloca entre uma das maiores da música brasileira


