Barão Vermelho: a curiosa história do clássico "Por Você", segundo Maurício Barros
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2022
Lançada no álbum "Puro Êxtase" (1998), a música "Por Você" se tornou um dos maiores sucessos da história do Barão Vermelho na voz de Roberto Frejat. Mas qual seria a história por trás do hit?
Barao Vermelho - Mais Novidades
Em entrevista ao canal Corredor 5, o tecladista da banda Maurício Barros relembrou as histórias da gravação de "Por Você". Segundo o músico, o processo envolveu experimentalismos com timbres eletrônicos.
"No caso da música ‘Por Você’, eu me inspirei numa revista chamada ‘Future Music’. Eu comprava muito essa revista. Tinha umas matérias do tipo ’15 melhores loops eletrônicos’. Eu ficava escolhendo loops. Não necessariamente para usar no Barão Vermelho. Algumas coisas eu gravava. Lembro que para essa música, levei para o estúdio do Frejat e a música surgiu daí", relembrou.
Em outro ponto, Maurício Barros explicou que a famosa letra da música surgiu a partir de um poema escrito por seu amigo Mauro Santa Cecília. "Eu compus essa música no estúdio do Frejat. Ele tinha acabado de comprar um teclado Roland JP8000. Era um teclado com vários botões, para ficar mexendo em tempo real no instrumento. Aí a gente estava brincando com os sons. Tinha uma letra do Mauro Santa Cecília. O Frejat nunca tinha feito música com ele, embora tenha estudado com ele. O Mauro era amigo do meu irmão. Então conheci o Mauro e arranjei essa letra para musicar", disse.
A partir daí, Maurício e Frejat passaram a montar o esqueleto da música e decidir onde encaixar verso e refrão. Uma curiosidade é que a dupla estava receosa de mostrar o resultado aos seus companheiros de banda por causa da pegada muito eletrônica que a produção estava tomando.
"Começamos a pensar e a melodia de ‘Por Você’ no teclado. Coloquei o timbre ‘Electric Piano’. Não mexi nada no timbre. Achei muito bom. Essa ficou na versão mais eletrônica da música. O Frejat botou um violão. Essa letra é um poema do Mauro, que vai repetindo ‘Por você’. Eu falei para gente começar com essa brincadeira de ‘Por Você’, mas depois parar para não ficar cansativo. O refrão decidimos que ia ser só ‘Por Você’. Lembro que cheguei em casa, o Frejat gravou um CD com essa música para mim. Quando deitei, apaguei as luzes e botei o som. Eu falei: ‘Caralho, acertamos!’. A composição estava ótima. Tinha a parte B na hora certa. Fiquei feliz, porque o Mauro ia ficar feliz. Depois, no estúdio, fomos mostrar para o resto da banda. Eu e o Frejat estávamos receosos, porque sabíamos que tinha uma pegada eletrônica. Não sabíamos como eles iam reagir. O Guto e o Peninha ficaram olhando. Lembro que tocamos e eles falaram: ‘Puta que pariu. Essa música vai ser um dos maiores sucessos do Barão’. Eles sacaram na hora!", relembrou.
Assista ao episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant


Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


