Barão Vermelho: a curiosa história do clássico "Por Você", segundo Maurício Barros
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2022
Lançada no álbum "Puro Êxtase" (1998), a música "Por Você" se tornou um dos maiores sucessos da história do Barão Vermelho na voz de Roberto Frejat. Mas qual seria a história por trás do hit?
Barao Vermelho - Mais Novidades
Em entrevista ao canal Corredor 5, o tecladista da banda Maurício Barros relembrou as histórias da gravação de "Por Você". Segundo o músico, o processo envolveu experimentalismos com timbres eletrônicos.
"No caso da música ‘Por Você’, eu me inspirei numa revista chamada ‘Future Music’. Eu comprava muito essa revista. Tinha umas matérias do tipo ’15 melhores loops eletrônicos’. Eu ficava escolhendo loops. Não necessariamente para usar no Barão Vermelho. Algumas coisas eu gravava. Lembro que para essa música, levei para o estúdio do Frejat e a música surgiu daí", relembrou.
Em outro ponto, Maurício Barros explicou que a famosa letra da música surgiu a partir de um poema escrito por seu amigo Mauro Santa Cecília. "Eu compus essa música no estúdio do Frejat. Ele tinha acabado de comprar um teclado Roland JP8000. Era um teclado com vários botões, para ficar mexendo em tempo real no instrumento. Aí a gente estava brincando com os sons. Tinha uma letra do Mauro Santa Cecília. O Frejat nunca tinha feito música com ele, embora tenha estudado com ele. O Mauro era amigo do meu irmão. Então conheci o Mauro e arranjei essa letra para musicar", disse.
A partir daí, Maurício e Frejat passaram a montar o esqueleto da música e decidir onde encaixar verso e refrão. Uma curiosidade é que a dupla estava receosa de mostrar o resultado aos seus companheiros de banda por causa da pegada muito eletrônica que a produção estava tomando.
"Começamos a pensar e a melodia de ‘Por Você’ no teclado. Coloquei o timbre ‘Electric Piano’. Não mexi nada no timbre. Achei muito bom. Essa ficou na versão mais eletrônica da música. O Frejat botou um violão. Essa letra é um poema do Mauro, que vai repetindo ‘Por você’. Eu falei para gente começar com essa brincadeira de ‘Por Você’, mas depois parar para não ficar cansativo. O refrão decidimos que ia ser só ‘Por Você’. Lembro que cheguei em casa, o Frejat gravou um CD com essa música para mim. Quando deitei, apaguei as luzes e botei o som. Eu falei: ‘Caralho, acertamos!’. A composição estava ótima. Tinha a parte B na hora certa. Fiquei feliz, porque o Mauro ia ficar feliz. Depois, no estúdio, fomos mostrar para o resto da banda. Eu e o Frejat estávamos receosos, porque sabíamos que tinha uma pegada eletrônica. Não sabíamos como eles iam reagir. O Guto e o Peninha ficaram olhando. Lembro que tocamos e eles falaram: ‘Puta que pariu. Essa música vai ser um dos maiores sucessos do Barão’. Eles sacaram na hora!", relembrou.
Assista ao episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
A banda de rock que Xuxa adorava: "Ela pedia pessoalmente para a Marlene Mattos levar"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon

Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
West Ham: o time do coração de Steve Harris
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


