Amy Lee: cantora incentiva fãs a apoiar projetos de lei que facilitam voto de minorias
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de janeiro de 2022
A cantora Amy Lee, do Evanescence, publicou em seu Instagram um post que convoca seus fãs a apoiarem dois projetos de lei que atualmente tramitam no congresso americano. O primeiro é o Freedom to Vote Act ("Liberdade para Votar"), que torna o dia da eleição um feriado nacional e amplia a votação por correio. Esse projeto é criticado por republicanos, que alegam possibilidade de fraude no trâmite.
O texto também anula restrições como o impedimento de distribuição de bebidas e lanches para eleitores nas filas do dia da eleição. Essa medida facilitaria o voto em localidades muito quentes, como nos estados do Sul do país, onde minorias costumam residir.
Já o segundo projeto de lei é o John Lewis Advancement of Voting Rights Act ("Lei John Lewis de Avanço do Direito de Voto"), nome em referência ao famoso ativista negro falecido em 2020. Essa medida proíbe práticas eleitorais discriminatórias e restaura a Lei de Avanço dos Direitos de Voto, aprovada em 1965.
Na seção "bio" do perfil de Amy Lee, os fãs podem encontrar um link que leva diretamente para a página da Headcount, onde um texto explica como apoiar as duas leis.
"Em quase todos os estados dos Estados Unidos, algumas autoridades eleitas estão tentando dificultar o voto. Se você não gosta de ter seu direito de voto destruído, você pode fazer algo a respeito agora. Vamos Salvar o Voto! Votar no seu estado é como um passeio no parque? Ou uma subida em uma montanha? Selecione seu estado para ver onde ele está classificado e o que pode mudar antes da próxima eleição", diz o texto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps