Para Gene Simmons, o Rush soava como o "Zeppelin canadense" no início da carreira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de janeiro de 2022
As bandas Kiss e Rush surgiram nos anos 1970 e no início da carreira de ambas, o grupo canadense abriu algumas apresentações do quarteto maquiado. Os primeiros shows aconteceram em 1974, semanas antes do lançamento de "Hotter Than Hell", segundo álbum do Kiss.
A tour foi tema de matéria da revista Classic Rock, originalmente publicada em 2012 e republicada na primeira semana de 2021. Gene Simmons, baixista, vocalista e integrante fundador do Kiss, contou como foi ver o virtuoso trio (que já contava com o baterista Neil Peart) abrindo as apresentações de sua banda.
"Escolhemos Rush como nosso ato de abertura em nossa primeira ou segunda turnê, não consigo me lembrar qual. Estávamos em uma situação estranha em que já tínhamos começado a ser a atração principal em casas com de 3.000 lugares, embora não tivéssemos um disco de sucesso, então algumas das datas eram muito grandes. Eu tinha ouvido ‘Working Man’ [música do primeiro álbum do Rush, lançado em 1974] em algum lugar ou outro, e para mim, o Rush soava como o Zeppelin canadense", disse o milionário frontman, que elogiou Geddy Lee e seus parceiros.
"Então, eles tinham o tipo de inclinação que tocou em mim. Além disso, eles tocaram e cantaram muito bem. Nosso ponto de vista desde o início foi que toda a experiência do show deveria ser um reflexo da banda principal, então, sempre tivemos muito orgulho em oferecer espaço para bandas de que gostávamos".
É claro que Gene também falou sobre dinheiro, algo aparentemente, já mexia com ele nos anos 1970. "Queríamos dar às pessoas que iam aos shows uma verdadeira recompensa pelo seu dinheiro (...). A atitude era que se o pacote fosse bom, então o dinheiro cuidaria de si mesmo. Nossas bandas de abertura foram um reflexo de nós. Nunca diminuímos o som delas. Sempre demos luz total a elas".
Em outro ponto da conversa, Gene também falou sobre as diferenças musicais existentes entre as bandas. "Eles não eram frouxos. E isso foi ótimo. Olha, se você está na academia e o cara que está ao seu lado consegue levantar mais peso do que você, então você quer competir com ele e quer ser melhor do que ele, certo?".
Como todos sabem, as duas bandas se tornaram gigantes do mundo da música pesada. Infelizmente, o Rush encerrou suas atividades e não existe a chance de uma reunião, já que o baterista Neil Peart faleceu no início de 2020.
Quanto ao Kiss, Gene Simmons e sua turma continuam na ativa, mas em breve, irão pendurar os instrumentos, as fantasias e as maquiagens. A última tour da banda, "End Of The Road", passará pelo Brasil nos próximos meses. Confira datas e locais das apresentações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps