A idade anda prejudicando memória e na hora de praticar? Kiko Loureiro responde
Por Emanuel Seagal
Postado em 01 de janeiro de 2022
Kiko Loureiro (ex-Angra), guitarrista do Megadeth, respondeu algumas perguntas dos fãs em recente vídeo no seu canal oficial no YouTube, entre elas um fã perguntou se a idade o prejudica sua memória e na hora de praticar guitarra.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
"Eu acho que não. Acredito que aprender é um hábito. Não é como se você aprendesse, aprendesse, aprendesse, e em um momento na vida você vai fazer suas coisas. É como você ir para uma faculdade, aprender por 4 ou 5 anos, e então você está pronto para fazer seu trabalho. Não é assim. Conforme você envelhece, você percebe que o mundo é dominado pelos fazedores, não pelos que estudam. Você tem que aprender como aprender, e aprender como fazer do processo de aprendizagem um hábito na sua vida. Então tenho certeza que terei 93, 95, 101 anos e estarei aprendendo algo novo, porque é um hábito na minha vida. O principal é que você tem que aprender e aplicar. Se você apenas aprender muito e então pensar que daqui um ano vai começar a colocar em prática, isso não dará certo", respondeu.
Ele acrescentou: "Na música se você aprender uma nova escala, um novo acorde, você tem que improvisar com aquela escala, você tem que compor algo com aquela escala, escrever uma música com aquele novo acorde, caso contrário você não incorpora esse conhecimento. Esse é o ponto principal. Outro dia eu estava aprendendo aquela música do Chick Corea e pensei 'ah, quero aprender aquela melodia do 'Armando's Rhumba''. Então aprendi isso, mas para mim não há um propósito em aprender uma música como esta se não começar a aplicar imediatamente, então começo a improvisar uma melodia diferente, começo a (pensar) como posso tocar algo como isso, como compor uma música como essa, posso adicionar distorção e fazer uma música metal com isso, talvez checar a harmonia. Entende? Como posso usar essas coisas na minha música. Então, conforme fiquei mais velho entendi isso. Aprendo algo e tento usar isso imediatamente, então acredito que isso é melhor agora do que no passado. É uma resposta longa para uma pergunta simples, mas espero que seja útil."
Confira nos players abaixo o vídeo completo de perguntas e respostas do Kiko Loureiro e também a música "Armando's Rhumba", do Chick Corea, que Kiko menciona em sua resposta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Ivan Busic traz o melhor do blues no envolvente single "Let the Night Roll In"
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Quem é o 1º brasileiro na Calçada da Fama em Hollywood, que atuou com lendas do rock
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts

A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
O álbum da coleção de Kiko Loureiro que Regis Tadeu tirou sarro quando descobriu


