A idade anda prejudicando memória e na hora de praticar? Kiko Loureiro responde
Por Emanuel Seagal
Postado em 01 de janeiro de 2022
Kiko Loureiro (ex-Angra), guitarrista do Megadeth, respondeu algumas perguntas dos fãs em recente vídeo no seu canal oficial no YouTube, entre elas um fã perguntou se a idade o prejudica sua memória e na hora de praticar guitarra.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
"Eu acho que não. Acredito que aprender é um hábito. Não é como se você aprendesse, aprendesse, aprendesse, e em um momento na vida você vai fazer suas coisas. É como você ir para uma faculdade, aprender por 4 ou 5 anos, e então você está pronto para fazer seu trabalho. Não é assim. Conforme você envelhece, você percebe que o mundo é dominado pelos fazedores, não pelos que estudam. Você tem que aprender como aprender, e aprender como fazer do processo de aprendizagem um hábito na sua vida. Então tenho certeza que terei 93, 95, 101 anos e estarei aprendendo algo novo, porque é um hábito na minha vida. O principal é que você tem que aprender e aplicar. Se você apenas aprender muito e então pensar que daqui um ano vai começar a colocar em prática, isso não dará certo", respondeu.
Ele acrescentou: "Na música se você aprender uma nova escala, um novo acorde, você tem que improvisar com aquela escala, você tem que compor algo com aquela escala, escrever uma música com aquele novo acorde, caso contrário você não incorpora esse conhecimento. Esse é o ponto principal. Outro dia eu estava aprendendo aquela música do Chick Corea e pensei 'ah, quero aprender aquela melodia do 'Armando's Rhumba''. Então aprendi isso, mas para mim não há um propósito em aprender uma música como esta se não começar a aplicar imediatamente, então começo a improvisar uma melodia diferente, começo a (pensar) como posso tocar algo como isso, como compor uma música como essa, posso adicionar distorção e fazer uma música metal com isso, talvez checar a harmonia. Entende? Como posso usar essas coisas na minha música. Então, conforme fiquei mais velho entendi isso. Aprendo algo e tento usar isso imediatamente, então acredito que isso é melhor agora do que no passado. É uma resposta longa para uma pergunta simples, mas espero que seja útil."
Confira nos players abaixo o vídeo completo de perguntas e respostas do Kiko Loureiro e também a música "Armando's Rhumba", do Chick Corea, que Kiko menciona em sua resposta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
A música que Paul McCartney acha a pior de toda sua carreira: "Letra horrível para cacete"
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil

Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
O dia em que Bruce Dickinson corrigiu Kiko Loureiro tocando "Tears of the Dragon"
Kiko Loureiro conta quem foi o "guitarrista dos guitarristas"; "Van Halen tinha ele como Deus"


