Morre Cynthia Plaster Caster, groupie que fazia "moldes de gesso" de rockstars
Por Bruce William
Postado em 22 de abril de 2022
Cynthia Albritton, que ficou famosa como Cynthia Plaster Caster, a lendária artista que se especializou em fazer moldes de gesso de pênis de rockstars, faleceu aos 74 anos após uma longa batalha contra uma doença não divulgada.
Há alguns anos Cynthia contou para a revista Rock Scene sobre como entrou nesta vida de groupie, após conhecer os Rolling Stones em meados dos anos sessenta. "Aquela vida empolgante era o que eu queria para mim, transar com garotos britânicos fofos com cabelos compridos e calças apertadas. Mas eu não era experiente ou sedutora e a única maneira que eu poderia fazer para baixar os zíperes era de uma maneira engraçada e pateta. Eu descobri isso quando eu era estudante de arte na faculdade e meu professor de arte me disse para fazer, como dever de casa, um molde de gesso de um pênis com algum material sólido que deixasse eles duros. 'Algo sólido', disse ele, 'e bem duro'. Até então eu tinha ouvido falar que pênis ficavam duros, mas ainda não tinha visto isso acontecer".
Jimi Hendrix foi o artista mais marcante e um de seus primeiros trabalhos, feito em fevereiro de 1968. Cynthia relembra: "Jimi Hendrix estava vindo para a cidade. Ele foi meu primeiro verdadeiro rock star que mergulhou o pau e foi inacreditável. Nós éramos as groupies que estavam no hotel e éramos as únicas groupies no quarto de Jimi Hendrix. Não era nosso primeiro trabalho, a gente havia testado em alguns anônimos antes para estar prontas para Jimi. Ele é meu 'maior' trabalho. Aliás, não, ele não é o meu maior, existem outros ainda maiores. Mas eu não poderia dizer se ele é ou não o meu mais excitante. Porque eles são meus bebês doces e eu sou a mãe deles e sou muito democrática com todos os meus bebês. Não gosto de escolher um favorito, amo todos eles. As experiências foram igualmente empolgantes e estranhas e diferentes umas das outras."
Além de pênis de rockstars como Wayne Kramer do MC5, Pete Shelley do The Buzzcocks, Jello Biafra do Dead Kennedys, Cynthia também fez moldes de seios de artistas como Laetitia Sadier do Stereolab, Sally Timms do Mekons, Karen O do Yeah Yeah Yeahs e várias outras. Mais tarde, ela expandiu seus temas para incluir cineastas e outros artistas.
Cynthia foi imortalizada nas músicas "Plaster Caster" do Kiss, "Nanny Nanny Boo Boo" de Le Tigre, "Five Short Minutes" de Jim Croce e "The Penis Song" de Momus. Ela ganhou um documentário em 2001 chamado "Plaster Caster", que mostra sua obra e legado artístico.
Sobre a música do Kiss, Cynthia fez o seguinte depoimento, registrado na biografia da banda intitulada "Por Trás da Máscara": "A princípio, quando eu soube da música, não fiquei empolgada pois nunca tive a intenção de fazer (moldes de) gessos do Kiss. Senti que quando Gene (Simmons) escreveu a canção ele estava dando a entender que havia sido 'engessado' ou que eu deveria fazê-lo. Mas eu não era muito fã da banda. Com o tempo, a música me pegou. Tem um som bem marcante, e sou louca por músicas assim. Depois conheci Gene e ele disse que não a escreveu pelos motivos que eu pensei, foi apenas uma fantasia".
FONTE: Dial News
https://dial.news/rip-cynthia-plaster-caster-albritton/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps