Aviões e Músicas: Lito Sousa mostra como Foo Fighters e aviação sempre andaram juntos
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de abril de 2022
O apresentador Lito Sousa, do canal "Aviões e Músicas", no Youtube, lançou um vídeo em que comenta sobre como a banda Foo Fighters e o mundo da aviação sempre andaram juntos. O youtuber mostrou, por exemplo, que o próprio nome do grupo é inspirado em um fenômeno relacionado com aviões e citou até mesmo uma música que foi composta por Dave Grohl e que leva o nome de uma aeronave.
"Essa é nossa forma de homenagear o Foo Fighters e o Taylor Hawkins, brilhante baterista que faleceu cedo demais. Vocês sabiam que o nome da banda tem tudo a ver com aviação? O nome Foo Fighters faz referência a uma expressão que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Esse Foo Fighters era um fenômeno em que uma ou mais esferas alaranjadas e luminosas eram avistadas por pilotos perseguindo ou acompanhando seus aviões. Essa expressão ‘Foo’ vem do termo em francês ‘Feu’, que significa ‘Fogo’. Já ‘Fighter’ se refere aos aviões de caça. Em novembro de 1944, pilotos na Europa Ocidental avistavam muitos objetos voando de noite e não sabiam o que eram. Existem relatos de luzes misteriosas desde 1942. Também foram descritos como roscas voadoras, balões ou dirigíveis. Pilotos aliados acreditavam ser arma psicológica dos alemães, mas a guerra acabou e essa hipótese foi descartada. Foram criadas várias teorias, inclusive de aparições extraterrestres. Outra explicação é o fogo de santelmo ou raios globulares. Até hoje não se sabe bem o que era", disse.
Em seguida, Lito explicou que a música "Learning to Fly" fala sobre o desejo de Dave Grohl de se tornar piloto e comentou a respeito da composição "A-320", composta pelo músico e que leva o nome de um avião da Airbus.
"Um dos hits mais conhecidos do Foo Fighters é a música ‘Learning to Fly’. Dave Grohl revelou que essa música surgiu porque ele queria muito ser piloto de avião na época. Ele disse que buscou materiais e leu livros, mas descobriu que tem muita matemática envolvida e isso fez ele desistir. Ele revelou também que sonhava em ser piloto quando criança. Eles também têm uma música chamada ‘A-320’, igual ao modelo de avião da Airbus. Pouca gente sabe disso porque é uma música bem rara, que nunca entrou em nenhum álbum da banda. Ela foi composta para a trilha sonora do filme ‘Godzilla’ de 1998. A letra é curiosa, no começo ele fala sobre o sonho de aprender a voar", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps