Ritchie Blackmore avalia os guitarristas que o substituíram no Deep Purple
Por André Garcia
Postado em 14 de abril de 2022
Quando se fala em Deep Purple logo vem à cabeça a imagem de seu ranzinza fundador Ritchie Blackmore, sempre de preto. No entanto, ele não foi o único guitarrista da banda, que já contou também com Tommy Bolin, Joe Satriani e Steve Morse.
Blackmore, conhecido por suas opiniões, sempre sinceras, doa quem doer, já avaliou cada um de seus substitutos, conforme garimpado e publicado pela Rock and Roll Garage.
Tommy Bolin
"Eu o ouvi pela primeira vez em 'Spectrum', o álbum de Billy Cobham, e pensei: 'Quem é esse cara?' Depois eu o vi na televisão, e tinha uma aparência incrível — parecia Elvis Presley! Eu sabia que ele seria grande. Quando soube que o Deep Purple tinha o contratado, achei ótimo. Ele era sempre tão humilde. Eu lembro que sempre me convidava para ir à sua casa, em Hollywood, para ver a guitarra dele."
"Um dia eu fui. Eu entrei e procurei ele, mas não tinha ninguém lá, não tinha móveis nem nada. Eu fiquei lá uns 10 minutos até que ele apareceu. Ele me mostrou sua guitarra, que estava com as cordas imundas, parecia que não eram trocadas há anos. Eu perguntei a quanto tempo ele não trocava as cordas e ele respondeu, sério: 'Caramba, não lembro. Você acha que eu devo trocar elas?'"
Joe Satriani
"Eu acho que eles [Deep Purple] mandaram muito bem [na escolha]. É claro que Joe [Satriani] é um guitarrista brilhante. Mas eu acho que ele fez bem em sair depois de duas semanas [risos]!"
"Para mim, Joe Satriani é um guitarrista brilhante, mas eu nunca ouço ele procurando pelas notas. Eu nunca ouvi ele tocar uma nota errada. Jimi Hendrix tocava um monte de notas erradas porque ele estava sempre em busca: 'onde diabos está aquela nota certa?' E, quando ele encontrava... nossa, era incrível! Mas se você está sempre tocando as notas certas, alguma coisa está errada. Você não está buscando nada, você não está alcançando nada. Mas isso não quer dizer que ele não seja brilhante."
Steve Morse
"Steve Morse é um guitarrista incrível. Muita gente tenta tirar de mim alguma piadinha, mas quando se fala de guitarristas do calibre de Satriani e Morse... eles são brilhantes. O que eu posso dizer é que não sei o que Steve ainda está fazendo naquela banda, mas isso é problema dele, obviamente."
"Eu fico contente que eles [o Deep Purple] tenham encontrado um guitarrista [Steve Morse] para continuar em frente. Eu pensava que eu iria ficar acorrentado àquela banda para o resto da minha vida. Tipo aquela coisa de corrente com uma bola de ferro. Felizmente eles disseram: 'Encontramos alguém!', e para mim foi, tipo: 'Graças a Deus, agora posso sair de cena!'"
"Eu lembro de Steve Morse com o Dixie Drags, fantástico. Algumas pessoas tocam com a cabeça, outras com o coração, mas eu gosto de ouvir alguém buscando algo, sabe? Às vezes ele soa muito polido, assim como Joe Satriani. Quase polido até demais, isso que me incomoda às vezes."
Steve Morse é o guitarrista que mais durou no Deep Purple, ultrapassando até mesmo o próprio Ritchie Blackmore. No entanto, neste ano ele precisou se afastar da banda para ficar ao lado de sua esposa, que enfrenta um câncer. Enquanto estiver afastado, será substituído por Simon McBride, que já tocou com Ian Gillan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps