As 10 melhores músicas do Children Of Bodom, na opinião do saudoso Alexi Laiho
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2022
O músico finlandês Alexi Laiho, conhecido por ser guitarrista, vocalista e membro fundador da banda Children Of Bodom, completaria 43 anos de vida no dia 8 de abril deste ano. Alexi infelizmente faleceu em dezembro de 2020, aos 41 anos de idade.
Children Of Bodom - Mais Novidades
Para homenagear o saudoso frontman, a revista Metal Hammer publicou em seu site uma matéria de 2015, com as 10 melhores músicas da banda, na opinião do fundador. Confira a seguir a lista, que traz alguns comentários de Alexi sobre as canções escolhidas.
"Deadnight Warrior"
Álbum: "Something Wild" (1997)
"A primeira faixa do primeiro álbum, uma música muito importante para nós. Gravamos aquele álbum inteiro com nosso próprio dinheiro e sem contrato de gravação. Tínhamos assinado com uma gravadora obscura, mas não havia contrato na mesa, então colocamos todo o dinheiro que tínhamos – que não era muito – na gravação do álbum."
"Downfall"
Álbum: "Hatebreeder" (1999)
"‘Hatebreeder’ foi um álbum mais produzido profissionalmente do que ‘Something Wild’, e passamos mais tempo fazendo isso. Naquela época, começamos a ir para a Europa em turnê também, e ganhamos uma grande base de fãs por lá. ‘Downfall’ foi o segundo single que lançamos [depois de ‘Children Of Bodom’], e foi outra música importante que nos ajudou a progredir para o próximo nível."
"Hate Me"
Álbum: "Follow The Reaper" (2000)
"Este [som] sempre funciona ao vivo também, e é um single que realmente ganhou disco de platina na Finlândia, o que é insano. Está sempre no set toda vez que tocamos ao vivo, e as pessoas simplesmente explodem toda vez que tocamos. Isso arrasa!
Quando foi lançada, era totalmente diferente de tudo o que tínhamos gravado antes. Para mim, é mais uma música de rock 'n' roll do que qualquer coisa de death ou black metal, e nos deu uma nova direção. ‘Hate Me’ foi a nossa primeira música a capturar essa vibração do rock 'n' roll."
"Needled 24/7"
Álbum: "Hate Crew Deathroll" (2003)
"Quando o primeiro álbum foi gravado tínhamos 17/18 anos, ainda em busca de nosso som e identidade. Isso não aconteceu realmente até o ‘Hate Crew Deathroll’, que [foi onde] nos encontramos. ‘Needled 24/7’ é pesada e rápida pra caralho. E a melodia principal é tão cativante, que quer você goste ou não, ela vai ficar com você. Este também foi o álbum e a música que mais nos chamou a atenção de todos os lugares. Foi o primeiro álbum que nos trouxe algum reconhecimento nos Estados Unidos, e finalmente fizemos uma turnê pela América. Então, essa é uma música muito importante para nós."
"Angels Don't Kill"
Álbum: "Hate Crew Deathroll" (2003)
"Escolhi essa música por três motivos. Em primeiro lugar, é uma ótima música. Em segundo lugar, foi a primeira música lenta que gravamos – as pessoas chamam de balada de death metal, mas eu não sei o que diabos é isso. E, finalmente, nos atraiu muita atenção feminina, o que é sempre uma coisa boa."
"Living Dead Beat"
Álbum: "Are You Dead Yet?" (2005)
"Estávamos em alta com este álbum, e tínhamos uma base sólida de fãs com shows pela Europa, Estados Unidos e Japão. Este álbum nos levou ainda mais longe. Eu gosto de ‘Living Dead Bea’t por muitas razões. É como ‘Deadnight Warrior’ no sentido de que era totalmente diferente de qualquer coisa que estava por aí na época.
Nós não sabíamos se as pessoas iriam gostar ou odiar, mas até onde eu sei, este é um dos nossos álbuns mais vendidos de todos os tempos, então, devemos ter feito algo certo. E esta é apenas mais uma daquelas músicas que é divertida de tocar ao vivo."
"Are You Dead Yet?"
Álbum: "Are You Dead Yet?" (2005)
"Eu gosto dessa música porque é super cativante e super pesada. É uma daquelas músicas que não importa onde estamos quando a tocamos, as pessoas cantam junto com o refrão – isso é meio divertido para nós. Ele sempre aparece no setlist."
"Halo Of Blood"
Álbum: "Halo Of Blood" (2013)
"Eu realmente não sei o que aconteceu quando eu estava escrevendo essa música, mas eu meio que voltei às nossas raízes black metal com o som deste álbum. Eu não tinha esquecido desse lado da nossa banda, só não tinha aparecido tanto na música dos discos mais recentes.
Nunca foi planejado, apenas meio que saiu dessa maneira. ‘Halo of Blood’ foi um disco super sombrio. E por mais que eu odeie me repetir, essa música ainda está no setlist. Posso dizer que as pessoas ainda gostam de ouvir isso ao vivo, e é disso que eu gosto."
"I Worship Chaos"
Álbum: "I Worship Chaos" (2015)
"‘I Worship Chaos’ é sobre o fato de que sou uma pessoa muito imprudente e não me dou bem com o silêncio. Eu preciso do caos ao meu redor para me sentir confortável. Foi daí que veio o título do álbum, e quando tocamos essa música ao vivo pela primeira vez no dia em que o álbum foi lançado, todo mundo ficou louco.
Já estamos nessa há tempo suficiente para saber que quando você toca um material novo logo após o lançamento, as pessoas geralmente não reagem muito fortemente a ele. Eles são mais propensos a ficarem chateados por você estar tocando coisas novas. Mas quando lançamos essa, havia rodas por todo o lugar, e acho que é uma daquelas músicas que realmente dá aquela vibe caótica. Então, estou super orgulhoso dessa música."
"Morrigan"
Álbum: "I Worship Chaos" (2015)
"Estruturalmente, essa música é muito simples, mas também é super cativante. A melodia fica com você, e é uma música lenta também, mas ainda é pesada pra caralho, e as garotas gostam. E não há nada de errado com isso. Se as garotas gostam, os garotos também gostam. Essa é apenas a maneira que acontece. Eu nunca planejei dessa maneira, mas às vezes é assim que funciona."
Markku Uula Aleksi Laiho (nome real de Alexi) nasceu dia 8 de abril de 1979, em Espoo, na Finlândia. Ele se tornou mundialmente famoso como guitarrista, vocalista compositor e fundador da banda de melodic death metal Children Of Bodom.
Ao longo de sua carreira, Alexi se notabilizou pelo seu talento, originalidade e virtuosismo, além das ótimas músicas que criou, como "Sixpounder", "Hate Me", "Downfall", "Are You Dead Yet?", "Everytime I Die" e "In Your Face". O grupo encerrou suas atividades em dezembro de 2019 e alguns meses depois, Alexi divulgou sua nova banda, chamada Bodom After Midnight.
Alexi Laiho faleceu dia 29 de dezembro de 2020, aos 41 anos de idade. A causa de sua morte foi degeneração do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas causada pelo álcool.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps