John Lennon em 1965 analisando os principais singles lançados em dezembro
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
A Melody Maker é uma das mais tradicionais publicações musicais que já existiu. E na década de 60 ela tinha uma seção chamada Blind Date (encontro às cegas, em livre tradução), onde um convidado ouvia alguns dos lançamentos de singles do mês sem ver a capa, e atacava de crítico musical fazendo sua análise deles.
Conforme resgatado pelo canal do YouTube Yesterday’s Papers, uma das edições de dezembro de 1965 trouxe ninguém menos que John Lennon, poucos dias após o lançamento de "Rubber Soul".
"The Girl I Once Knew" - Beach Boys
Essa é a melhor! Aumenta mais, aumenta… Essa tem que ser um hit porque é a melhor música que eu ouvi em semanas. É fantástica! Ela é totalmente Brian Wilson, ele usa as vozes como se fossem instrumentos. Ele não faz turnê nem nada, só fica em casa tirando melodias fantásticas de sua cabeça. É um grande arranjo, e segue com todo tipo de coisa diferente. Eu espero que seja um hit, para eu ouvir o tempo todo. Posso ficar com esse?
"Farewell, Angelina" - Joan Baez
Ah, é vovó Baez. Isso já não saiu em LP? Eu acho que já ouvi antes… Quando você a encontra, ela canta tudo que sabe. Ela parece estar tocando violão com palheta. Eu não sei se vai ser um hit.
"My Ship Is Coming In" - The Walker Brothers
Eu conheço essa. Ela já foi lançada, não? Já está bom. Eu já ouvi antes. Pode tirar. Eu acho os Walkers [Brothers] bons, mas não sou chegado nesse tipo de música. Eu não ouço eles, na verdade. As vozes dele são boas, mas eles exageram com essa abordagem de grande coro.
"In the Midnight Hour" - Chris Farlowe
O que é isso? Quem é esse? Ah, Chris Farlowe. O instrumental não chega nem perto [da versão original, de Wilson Pickett]. O instrumental não rolou, é apenas uma imitação do original. Mas é parecido demais com o original para não ser bom. Não tira ainda. Chris Farlowe é muito bom, mas estão gravando ele errado.
"Eight Days a Week" - Alma Cogan
Eu odeio essas aberturas, parecem concertos. Provavelmente vai ter um piano imitando Roger Williams já já… Ah, é Alma! Agora que percebi. Desculpa, Alma! Ela já tinha me mostrado antes. Eu gosto da voz dela. Fica boa quando embala. Eu espero que seja um hit, ela merece!
"The White World Of Winter" - Bing Crosby
Isso é Bing Crosby? Eu só gostei dele em "Please". Sei lá, soa como se tivesse sido composta e arranjada anos atrás. A música e o arranjo são nojentos.
"You’ve Got to Be Cruel to Be Kind" - Unit 4 + 2
Eu pensei que era Val Doonican. O pessoal lança qualquer coisa no Natal… Eu me pergunto o que eles fazem na Rússia, já que não há Cristo lá. Isso é inglês? É Moody Blues? As viradas são tão britânicas… quero dizer, a gravação delas. Ah, Unit 4 [+2]. Não conheço eles muito bem, mas tem umas partes legais. Acho que pode ser um hit.
"I'm Through" - The Applejacks
Eu sempre curti a voz do cantor, mas não gosto das músicas ou dos arranjos — nem mesmo na música nossa que eles tocaram. Pode até ser um hit, é simples o bastante, vai depender da concorrência. Se não tiver rolando nada, pode dar pro gasto. Lá vem o piano estilo Roger Williams de novo… Já deu, muito obrigado!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps