O solo totalmente improvisado de Kirk Hammett que ficou eternizado em música
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de julho de 2022
A década de 1990 foi muito agitada para o Metallica. Logo no início do citado período, a banda lançou seu álbum autointitulado e rodou o mundo para divulgar o renomado trabalho. Após uma longa turnê, o grupo descansou e na sequência, lançou dois de seus discos mais polêmicos, "Load" e "Reload". Em 1998, foi lançada a coletânea de covers "Garage Inc." e no ano seguinte, os fãs foram presenteados com o excelente "S&M", ao vivo gravado com a Orquestra Sinfônica de San Francisco.
Gravado em abril de 1999 e lançado em novembro do mesmo ano, "S&M" conta com músicas de várias fases da carreira do Metallica, incluindo as inéditas " - Human" e "No Leaf Clover".
A segunda das canções acima citadas contou com uma gambiarra, de acordo com Kirk Hammett. O guitarrista falou sobre a composição do solo de "No Leaf Clover" em 2020, durante entrevista concedida à Guitar World.
"Essa música surgiu cerca de uma semana antes de realmente tocarmos com a Orquestra. E aquela semana que antecedeu as datas reais foi muito agitada. Tivemos que fazer muitos trabalhos preliminares que eu realmente não tive tanto tempo quanto gostaria de gastar nesse solo. Então, eu pensei: ‘Inferno, eu vou tentar e improvisar!’. E o que você ouve nessa faixa é apenas eu improvisando", declarou Kirk.
"O solo de ‘No Leaf Clover’ é na verdade composto dos melhores licks de ambas as noites [dos shows com a Orquestra] e transformado em um solo. Em retrospecto, eu adoraria ter tido mais tempo para estruturá-lo e juntá-lo. Mas estávamos com um prazo, coisa e tal, e nós realmente não queríamos regravar nada, queríamos que tudo fosse gravado com a sinfonia", acrescentou o músico.
"S&M" é o último registro do Metallica gravado pelo baixista Jason Newsted, que anunciou a sua saída do quarteto em janeiro de 2001.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps