O hit dos Engenheiros do Hawaii com citação de canção soviética sobre defender a pátria
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de agosto de 2022
Em um vídeo de curiosidades sobre o álbum "Várias Variáveis", dos Engenheiros do Hawaii, o youtuber Júlio Ettore comentou sobre as músicas "Quartos de Hotel" e "Sampa no Walkman".
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Ao se referir à primeira música, o apresentador comentou sobre a citação de uma música soviética na hora do solo.
"Essa música fala sobre o que acontecia na rotina dos Engenheiros de uma forma geral no auge, rodando o Brasil de cidade em cidade. No solo, o Augustinho Licks faz uma citação de uma canção soviética chamada ‘Noites de Moscou’. A música foi escrita no contexto do pós-guerra, em 1955, e se tornou uma canção popular por lá", disse.
Já sobre a segunda, Ettore comentou que também há uma citação à música soviética – dessa vez uma canção sobre defender a pátria. Ele também lembrou que o hit é uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso e à cidade de São Paulo.
"Essa música é uma homenagem tanto à cidade de São Paulo tanto ao Caetano Veloso. O Humberto disse que não tive pretensão de se meter no diálogo de Caetano com a cidade, mas a música é uma homenagem. O Caetano tem uma música chamada ‘Sampa’. O Augustinho também cita uma canção soviética no solo, chamada ‘Katyusha’. É uma canção patriótica de 1938 e foi muito executada na Segunda Guerra. Fala sobre defender a pátria", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida

Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
O álbum do Pink Floyd que quase impediu Humberto Gessinger de ser músico
As músicas que Engenheiros do Hawaii nunca tocaram ao vivo, segundo Licks


