A conceituada revista que inventava mentiras pra ferrar o Engenheiros do Hawaii
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2022
Em corte da live realizada no dia 28 de setembro com Adal Fonseca, ex-baterista dos Engenheiros do Hawaii entre 1996 e 2001, e que contou com a participação de Júlio Ettore, jornalista e especialista em Rock BR, além de Sal Paradise, um dos fundadores do fã-clube do Engenheiros, Adal fala sobre a matéria publicada na Revista Bizz sobre a gravação do clipe de "A Montanha", cuja chamada dizia: "Os gaúchos se pelam de medo de andar de helicóptero, mas tem coragem de exaltar Cuba".
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"Pra você ver como havia uma galera no jornalismo que não gostava da gente. Essa foi a primeira matéria que eu senti raiva de estarem mentindo e colocando palavras na minha boca", diz Adal, que mais adiante explica que vem de uma família de pilotos e que inclusive seu avô, Joaquim da Costa Fonseca Filho, foi mecânico e aviador autodidata, tendo inclusive construído um avião com as próprias mãos, o que inspirou uma homenagem feita décadas mais tarde pelo cantor, compositor e músico Vitor Ramil ("Joquim", do disco "Tango", de 1987 - mais detalhes no blog Pelotas Cultural).
Voltando a Adal: ele diz que acha que a revista tinha birra do Engenheiros do Hawaii, o que foi confirmado por Sal Paradise. Neste momento, Júlio exibe no vídeo a revista com a matéria. "Olha a foto!", exclama Adal, e Sal diz: "Eles fizeram de propósito, com certeza!"
Depois de comentários indignados de todos eles, Júlio perguntou para Adal qual era, afinal a história com o helicóptero, e Adal respondeu: "Nenhuma! A gente só estava ali fazendo as filmagens, o cara era piloto profissional, chegou, trabalhou e foi embora".
Este corte relatado nas linhas acima está no player a seguir.
A Live na íntegra pode ser vista no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta


