Para Eric Burdon, o The Kinks "superava os Stones e os Beatles"
Por André Garcia
Postado em 03 de outubro de 2022
Hoje em dia, mais de meio século depois, quando pensamos no rock britânico sessentista, pensamos automaticamente em Beatles e Rolling Stones — duas bandas cuja popularidade não só resistiu ao passar do tempo, como parece ter até crescido. Em terceiro lugar provavelmente está o The Who, apesar dos raros lançamentos nas últimas décadas.
No entanto, na época outras bandas fizeram quase tanto sucesso quanto elas na Inglaterra, como The Animals e The Kinks. Embora não sejam tão populares com as gerações seguintes, em seu tempo elas foram até preferidas por alguns.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o próprio Eric Burdon, vocalista do The Animals, era mais chegado no The Kinks: "Para mim o The Kinks era fantástico, aliás — a atitude deles superava os [Rolling] Stones e os Beatles."
O The Animals fez sucesso em 1964 com sua versão de "House of the Rising Sun", mas se desfez nos anos seguintes. Já o segundo fez sucesso com "You Really Got Me" no mesmo ano, e lançou álbuns ambiciosos como o conceitual "Arthur (Or the Decline and Fall of the British Empire)" (1969).
Ambos foram muito apontados como inspiração pelas bandas punk no final da década de 70. "Eu sempre me vi como um punk", disse Burdon à Songsfacts. O The Animals poderia ter seguido aquele caminho. Nós tínhamos a energia e a raiva, mas não ficamos juntos. Considero que éramos mais sombrios que qualquer outra das bandas, inicialmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps