O estilo que foi ruína e será salvação do rock nos EUA, segundo Conrado Pesinato
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de novembro de 2022
Assim como no Brasil, existe a discussão nos EUA sobre o fato de o rock ter perdido espaço para outros estilos musicais principalmente no quesito conexão com a juventude.

Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o guitarrista brasileiro Conrado Pesinato, da Graham Bonnet Band, explicou como essa pauta é abordada nos EUA. Em sua visão, o rap passou a "roubar" os fãs de rock, mas esse estilo agora passou a incorporar a estética roqueira.
"Quando mudei para cá em 2010, sentia uma cena de Los Angeles mais viva em relação ao rock. Vários barzinhos e um público de 20 e poucos anos. Muita banda local legal. Lembro de ver o Rival Sons tocando no boteco antes de serem famosos. Era uma cena viva e orgânica. Desses 10 anos para cá, o rock foi perdendo espaço.
Acho que outros estilos como o rap tomaram o lugar. Principalmente em relação ao público de 15 anos. Essa faixa etária perdeu o interesse pelo rock e pela música ao vivo, infelizmente. Não sei se as vendas de instrumento subiram. Agora, aquela rebeldia do adolescente, pelo menos nos EUA, foi para o rap. Essa agressividade dos hormônios que o rock tinha. De sair para tomar cerveja e se revoltar. O rap e o trap tomaram bastante.
É engraçado, porque se o rock vai voltar, vai ser por causa dessa galera. Eles começaram a se apropriar da estética, de usar camisas de banda, piercing, tatuagem, cabelo colorido. Muitos rappers passaram a usar calça colada, tatuagem na cara etc. O Post Malone na época da pandemia fez uma live tocando Nirvana e mandando bem! O Machine Gun Kelly também veio com o pop/punk.
Em 2017, saí da banda do Graham Bonnet por um tempo e comecei a produzir muito artista de rap. Percebi que muitos desses artistas estavam decidindo colocar guitarras nas faixas. Uma vez, uma produtora que já trabalhou com o Drake pediu para eu gravar guitarras distorcidas em um trabalho que ela estava tocando. Posso estar esperançoso demais, mas acho que o rock está sim voltando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Mötley Crüe realiza trollagem com Extreme em último show de tour conjunta
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Eddie Kramer contou o que o Kiss negou por anos sobre o disco ao vivo "Alive!"
O filme dos anos 90 que fez Dave Mustaine dar boas risadas

O ritual assustador no show do Queen que apavorou o Kid Abelha no Rock in Rio de 1985
Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz
Iron Maiden: os fãs mais insuportáveis em lista da MTV
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema


