O estilo que foi ruína e será salvação do rock nos EUA, segundo Conrado Pesinato
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de novembro de 2022
Assim como no Brasil, existe a discussão nos EUA sobre o fato de o rock ter perdido espaço para outros estilos musicais principalmente no quesito conexão com a juventude.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o guitarrista brasileiro Conrado Pesinato, da Graham Bonnet Band, explicou como essa pauta é abordada nos EUA. Em sua visão, o rap passou a "roubar" os fãs de rock, mas esse estilo agora passou a incorporar a estética roqueira.
"Quando mudei para cá em 2010, sentia uma cena de Los Angeles mais viva em relação ao rock. Vários barzinhos e um público de 20 e poucos anos. Muita banda local legal. Lembro de ver o Rival Sons tocando no boteco antes de serem famosos. Era uma cena viva e orgânica. Desses 10 anos para cá, o rock foi perdendo espaço.
Acho que outros estilos como o rap tomaram o lugar. Principalmente em relação ao público de 15 anos. Essa faixa etária perdeu o interesse pelo rock e pela música ao vivo, infelizmente. Não sei se as vendas de instrumento subiram. Agora, aquela rebeldia do adolescente, pelo menos nos EUA, foi para o rap. Essa agressividade dos hormônios que o rock tinha. De sair para tomar cerveja e se revoltar. O rap e o trap tomaram bastante.
É engraçado, porque se o rock vai voltar, vai ser por causa dessa galera. Eles começaram a se apropriar da estética, de usar camisas de banda, piercing, tatuagem, cabelo colorido. Muitos rappers passaram a usar calça colada, tatuagem na cara etc. O Post Malone na época da pandemia fez uma live tocando Nirvana e mandando bem! O Machine Gun Kelly também veio com o pop/punk.
Em 2017, saí da banda do Graham Bonnet por um tempo e comecei a produzir muito artista de rap. Percebi que muitos desses artistas estavam decidindo colocar guitarras nas faixas. Uma vez, uma produtora que já trabalhou com o Drake pediu para eu gravar guitarras distorcidas em um trabalho que ela estava tocando. Posso estar esperançoso demais, mas acho que o rock está sim voltando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps