Carnified apresenta nova experiência com o vídeo de "In Darkness…"
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de dezembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A veterana banda de death/black metal Carnified lançou recentemente nas principais plataformas digitais o EP "Carnage For The Gods", sucessor do single "Nocturna", lançado em 2021 e que marcou o retorno do grupo após um hiato de cerca de 15 anos.
O trio formado por Dan Loureiro (vocais, baixo), Marcos Franco (guitarra) e Vicente Azevêdo (bateria) apresenta agora ao público uma nova experiência do EP, através do vídeo gravado para a faixa "In Darkness…", criado pelo cinegrafista Andrey Drake Silveira, responsável por encarar o desafio de apresentar as letras do grupo, que abordam cenários ritualísticos e soturnos, e também levar o ouvinte para Askardem, o universo temático criado pela Carnified.
"O lyric video de 'In Darkness' é a primeira de um conjunto de iniciativas da Carnified para dar acesso às letras das músicas e ao rico universo temático de Askardem ao público", explicou o guitarrista Marcos Franco. Ele acrescentou: "Nossas letras se interligam e contam uma história. Queremos que as pessoas busquem ouvir nossas músicas não somente pela sonoridade, mas também para descobrir o próximo episódio dessa intrigante história."
Andrey comentou sobre a produção do vídeo: "Quando o Marcos me procurou para a produção de um lyric vídeo, eu não conhecia a profundidade e a grandiosidade do trabalho do Carnified. Eu, Marcos e Vicente começamos a desenvolver o conceito artístico baseado nos trabalhos anteriores. A fotografia usada nos outros trabalhos, mais 'retrô' me encantou, além de combinar perfeitamente com o desenvolvimento da estória, outra coisa na qual me encantou de primeira. Percebi que não poderia desenvolver algo básico, com a rica narrativa, o universo próprio, eu me dediquei a entregar algo a altura dessa obra-prima."
"O som foi outra coisa que me deixou sem palavras. É agressivo, pesado, denso, melancólico, reforçando a narrativa, te colocando no meio dos acontecimentos, mas nos refrões, ficamos emocionados, melodias marcantes em meio ao caos dos acontecimentos, trazendo suavidade em meio ao som pesado, tudo muito equilibrado, deixando o som muito agradável e balanceado e nos fazendo querer repetir cada faixa."
Assista o lyric video de "In Darkness…" clicando no player abaixo.
A Carnified é uma das forças veteranas do metal extremo brasileiro. Formada em 1994 por Alex Oliveira (vocais), Leonardo Pinheiro (guitarra), Eduardo Araújo (baixo), e Vicente Azevêdo (bateria), o grupo lançou sua primeira demo, "Putrid Development", em 1994. Em 1996 o som do grupo mudou, usando passagens mais lentas, influenciadas pelos ícones do death/doom metal britânico, o que resultou na demo "The Carnification".
No ano de 1998 a formação da Carnified expandiu, tornando-se um sexteto, com o qual gravou seu primeiro EP, "O Primeiro Elo". O grupo aborda uma temática conceitual, com letras que contam histórias de um mundo habitado por deuses que invejam a forma humana. Com essa temática gravaram em 2001 o primeiro álbum, "Where The Gods Bleed".
Em 2005 o grupo entrou em um hiato que terminou somente em 2020. "Não voltaríamos se não fosse para fazer algo com real significado", explicou Vicente Azevêdo, baterista e membro fundador do grupo. Após trabalharem no relançamento dos seus antigos materiais, a banda, que agora é um power trio formado por Dan Loureiro (vocais, baixo), Marcos Franco (guitarra) e Vicente Azevêdo (bateria), lançou em 2021 um single intitulado "Nocturna", com objetivo de resgatar os elementos tradicionais da sua essência.
O single contou com a participação de Sarah Jezebel Deva, cantora conhecida pelos seus trabalhos no Cradle of Filth, Therion e Hecate Enthroned, que comentou: "Foi um grande privilégio ser convidada pela Carnified para participar de uma música do novo álbum. Amo a faixa, adorei o resultado e desejo à banda muito sucesso no futuro. Eles merecem!"
Em novembro de 2022 o trio lança "Carnage For The Gods", um EP que leva os fãs para Askardem, o universo conceitual criado pela banda. Com letras que apresentam cenários ritualísticos e soturnos, o EP da Carnified resgata suas composições anteriores acrescentando elementos cromáticos e pesados, fazendo um paralelo com belas melodias e riffs obscuros do black metal.
Crédito da capa: Marcos Franco
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps