Carnified apresenta nova experiência com o vídeo de "In Darkness…"
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de dezembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A veterana banda de death/black metal Carnified lançou recentemente nas principais plataformas digitais o EP "Carnage For The Gods", sucessor do single "Nocturna", lançado em 2021 e que marcou o retorno do grupo após um hiato de cerca de 15 anos.
O trio formado por Dan Loureiro (vocais, baixo), Marcos Franco (guitarra) e Vicente Azevêdo (bateria) apresenta agora ao público uma nova experiência do EP, através do vídeo gravado para a faixa "In Darkness…", criado pelo cinegrafista Andrey Drake Silveira, responsável por encarar o desafio de apresentar as letras do grupo, que abordam cenários ritualísticos e soturnos, e também levar o ouvinte para Askardem, o universo temático criado pela Carnified.
"O lyric video de 'In Darkness' é a primeira de um conjunto de iniciativas da Carnified para dar acesso às letras das músicas e ao rico universo temático de Askardem ao público", explicou o guitarrista Marcos Franco. Ele acrescentou: "Nossas letras se interligam e contam uma história. Queremos que as pessoas busquem ouvir nossas músicas não somente pela sonoridade, mas também para descobrir o próximo episódio dessa intrigante história."
Andrey comentou sobre a produção do vídeo: "Quando o Marcos me procurou para a produção de um lyric vídeo, eu não conhecia a profundidade e a grandiosidade do trabalho do Carnified. Eu, Marcos e Vicente começamos a desenvolver o conceito artístico baseado nos trabalhos anteriores. A fotografia usada nos outros trabalhos, mais 'retrô' me encantou, além de combinar perfeitamente com o desenvolvimento da estória, outra coisa na qual me encantou de primeira. Percebi que não poderia desenvolver algo básico, com a rica narrativa, o universo próprio, eu me dediquei a entregar algo a altura dessa obra-prima."
"O som foi outra coisa que me deixou sem palavras. É agressivo, pesado, denso, melancólico, reforçando a narrativa, te colocando no meio dos acontecimentos, mas nos refrões, ficamos emocionados, melodias marcantes em meio ao caos dos acontecimentos, trazendo suavidade em meio ao som pesado, tudo muito equilibrado, deixando o som muito agradável e balanceado e nos fazendo querer repetir cada faixa."
Assista o lyric video de "In Darkness…" clicando no player abaixo.
A Carnified é uma das forças veteranas do metal extremo brasileiro. Formada em 1994 por Alex Oliveira (vocais), Leonardo Pinheiro (guitarra), Eduardo Araújo (baixo), e Vicente Azevêdo (bateria), o grupo lançou sua primeira demo, "Putrid Development", em 1994. Em 1996 o som do grupo mudou, usando passagens mais lentas, influenciadas pelos ícones do death/doom metal britânico, o que resultou na demo "The Carnification".
No ano de 1998 a formação da Carnified expandiu, tornando-se um sexteto, com o qual gravou seu primeiro EP, "O Primeiro Elo". O grupo aborda uma temática conceitual, com letras que contam histórias de um mundo habitado por deuses que invejam a forma humana. Com essa temática gravaram em 2001 o primeiro álbum, "Where The Gods Bleed".
Em 2005 o grupo entrou em um hiato que terminou somente em 2020. "Não voltaríamos se não fosse para fazer algo com real significado", explicou Vicente Azevêdo, baterista e membro fundador do grupo. Após trabalharem no relançamento dos seus antigos materiais, a banda, que agora é um power trio formado por Dan Loureiro (vocais, baixo), Marcos Franco (guitarra) e Vicente Azevêdo (bateria), lançou em 2021 um single intitulado "Nocturna", com objetivo de resgatar os elementos tradicionais da sua essência.
O single contou com a participação de Sarah Jezebel Deva, cantora conhecida pelos seus trabalhos no Cradle of Filth, Therion e Hecate Enthroned, que comentou: "Foi um grande privilégio ser convidada pela Carnified para participar de uma música do novo álbum. Amo a faixa, adorei o resultado e desejo à banda muito sucesso no futuro. Eles merecem!"
Em novembro de 2022 o trio lança "Carnage For The Gods", um EP que leva os fãs para Askardem, o universo conceitual criado pela banda. Com letras que apresentam cenários ritualísticos e soturnos, o EP da Carnified resgata suas composições anteriores acrescentando elementos cromáticos e pesados, fazendo um paralelo com belas melodias e riffs obscuros do black metal.
Crédito da capa: Marcos Franco
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa

A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
As regras da NWOBHM
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles


