Noel Gallagher recorda o momento em que percebeu o potencial no Oasis
Por André Garcia
Postado em 23 de dezembro de 2022
No começo da década de 90, Noel Gallagher era roadie do Inspiral Carpets, até que entrou para a banda de seu irmão Liam, então chamada Rain. Mudando de nome para Oasis, eles começaram a tocar as composições de Noel. Dessa forma, em 1993 assinaram seu primeiro contrato com uma gravadora e, no ano seguinte, se tornaram astros com "Definitely Maybe".
Noel Gallagher - Mais Novidades
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em entrevista para a BBC Radio 2, Noel voltou àquela época para relembrar o momento em que ele sentiu que o Oasis podia chegar longe.
"Eu estava só sentado, tocando guitarra. Lembro de quando nosso garoto [Liam Gallagher] disse: 'Pô, vamos tocar uma das suas [músicas]. O que você tem aí?' Você já tem umas músicas mesmo.' Eu fiquei, tipo, 'Se eu vou tocar isso, então você toca de tal jeito, você faz tal batida…' E aí foi um momento de explosão. Porque, quando você ouve suas próprias músicas pela primeira vez, tocadas por outras pessoas, é impressionante. Eu lembro de ter sido um momento de arrepiar a nuca, 'Isso soa ótimo!' A partir daquele momento, eu fiquei obcecado [por compor], e estou até hoje."
Entretanto, Noel confessou que, depois de um tempo, para compor ele precisa tirar da cabeça os hinos dos primeiros anos do Oasis.
"Se eu vou compor agora, eu não penso em 'Live Forever' or 'Supersonic' or 'Rock 'n' Roll Star' — se você for para esse lado, nunca vai terminar nada. [É preciso ter em mente que] você está aqui, no agora, tem um disco para sair que as pessoas vão curtir ano que vem; e, com sorte, elas vão falar bem. Porque, por mais que eu seja casca-grossa, é legal ler coisas boas sobre o que você faz. Mas se a música flopar… sempre tem outra vindo a seguir."
Ainda na mesma entrevista, aconteceu algo raro: uma demonstração de humildade vinda de Noel Gallagher:
"Eu aprendi, como compositor, a não racionalizar demais, não correr atrás. Eu aceitei que levo jeito com melodias. Não sou tão bom quanto as pessoas consideram, [mas] acho isso saudável. Eu escrevo música, mas tem gente que escreve música melhor que eu. Por mais que eu não corra atrás, nunca deixo de cavar: sempre tem mais alguma coisa."
Oasis
Formado em Manchester no começo da década de 90, o Oasis surgiu para o mundo em 1994, com "Definitely Maybe", que atingiu um sucesso poucas vezes feito por um álbum de estreia. Com o clipe de "Live Forever" passando sem parar na MTV, Noel e Liam Gallagher se tornaram astros quase que da noite para o dia.
O álbum seguinte, "What's the Story Morning Glory" conseguiu até mesmo superar o sucesso de seu antecessor, com hits como "Wonderwall" e "Don't Look Back in Anger". Vivendo os excessos e loucuras da vida de rockstars, não demorou para que aquilo começasse a cobrar seu preço. Além das tensões entre os irmãos, os demais membros, sofrendo com todo tipo de problemas pessoais, levaram a banda a constantes mudanças de formação.
A partir dos anos 2000, o Oasis jamais voltou a fazer o sucesso da década anterior, mas se manteve ativo com lançamentos e turnês regulares por anos. Todo mundo já estava mais do que acostumado às constantes brigas e o ódio que Liam e Noel tinham pelo outro, mas a gota d'água foi em 2009, no camarim de um show na França. O vocalista, em um rompante, quebrou a guitarra preferida do irmão, que foi embora, cancelou a apresentação e anunciou sua saída da banda. Pouco após, os membros remanescentes anunciaram o fim.
Mais de uma década já se passou, e desde então na Inglaterra são incessantes os rumores de seu retorno — que jamais se concretiza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps