David Gilmour dá o Pink Floyd como encerrado: "Não tenho mais vontade"
Por André Garcia
Postado em 16 de dezembro de 2022
Formado nos anos 60, o Pink Floyd conquistou o mundo na década seguinte. Após entrar em baixa nos anos 80 e quase acabar, em meados da década seguinte ressuscitou com "The Division Bell" (1994) e o álbum ao vivo "Pulse" (1995) — seu auge para muito fã.
David Gilmour - Mais Novidades
A partir dali, no entanto, o Pink Floyd se tornou cada vez mais inativo. Entre os poucos momentos em que retomou a atividade, estão a apresentação única com Roger Waters para o Live 8 em 2005; o lançamento do álbum "Endless River" (2014) e o single "Hey Hey Rise Up" (2022).
Ainda tem muito fã que torce por uma nova oportunidade de ver o Pink Floyd ao vivo, mas parece que seu líder, David Gilmour, já dá a trajetória da banda como encerrada.
Em trecho de entrevista recente, disponível como shorts no YouTube, a lenda da guitarra foi perguntado se prefere gravar um álbum solo do que trabalhar com a banda. "Ahn... que banda?", perguntou com seu humor caracteristicamente britânico. A apresentadora entrou na brincadeira dizendo "Há uma certa banda chamada Pink Floyd", e, na hora, foi corrigida por ele: "HOUVE uma banda chamada Pink Floyd, sim."
"Não é exatamente novidade que eu não tenho mais vontade de fazer aquilo", acrescentou ele, partindo o coração de muito fã.
Em outro shorts também disponível no YouTube, Gilmour é curto e grosso: "Creio que tivemos êxito em liderar o melhor do que há. Eu suspeito que esse seja o fim da linha."
Pelo visto, o mais próximo de um show do Pink Floyd que teremos no futuro serão os da carreira solo de Roger Waters. Sua atual turnê, This Is Not a Drill, deve se estender até pelo menos metade de 2023.
Pink Floyd
O Pink Floyd foi formado em meados dos anos 60 por Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason, tendo como líder o guitarrista, vocalista e compositor Syd Barrett. Após se destacar na cena psicodélica londrina em 1966, no ano seguinte lançou seu álbum de estreia "The Piper at the Gates of Dawn". Álbum esse que conseguiu o surpreendente feito de fazer frente ao "Sgt. Pepper's...", dos Beatles.
No entanto, Syd começou a se tornar cada vez mais imprevisível e errático conforme seu uso de LSD desencadeava sua pré-disposição à esquizofrenia. Incapaz de seguir na banda, acabou demitido dela e substituído por David Gilmour. Após um breve período criativamente à deriva, na década de 70 a banda viveu sua era de ouro lançando uma obra-prima a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Nos anos 80, por outro lado, por pouco tudo não foi colocado a perder pelas crescentes tensões de Roger Waters com os demais integrantes, o que levou à sua saída em 1985. Após longa batalha na justiça pela propriedade do nome Pink Floyd, David Gilmour conseguiu o direito de prosseguir com a banda, lançando "A Momentary Lapse of Reason" (1987) e "The Division Bell" (1994).
Desde então, eles entraram em longos períodos de inatividade. Entre as poucas vezes que voltou à ativa, estão uma reunião com Roger Waters em 2005 no Live 8, o lançamento de "The Endless River" (2014) e o single "Hey Hey Rise Up" (2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos


As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
A única música do Pink Floyd que parece unir David Gilmour, Roger Waters e Elton John
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
O hit do Pink Floyd que David Gilmour vetou na reunião com Roger Waters
A música pop perfeita de acordo com David Gilmour, ex-guitarrista do Pink Floyd


