Fabio Lima ensina introdução de "Rebirth" para Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de janeiro de 2023
Não é todo dia que aparece um músico tentando ensinar a você sua própria música. E o pior: você percebendo que realmente ele tem razão e ficou melhor dessa nova forma.
Isso foi o que rolou no episódio do Amplifica em que Rafael Bittencourt recebeu o músico Fabio Lima. Em certo ponto, o violonista começou a explicar sua visão sobre a introdução do clássico "Rebirth".
"Posso falar um pouco sobre como penso essa introdução. Gravei recentemente o DVD do Edu Falaschi aqui em São Paulo. As pessoas tocam essa música com shapes tradicionais de acorde. Você pensou nisso na hora de gravar, né? Essa é uma digitação que não uso, porque acho que cada voz tem um momento ideal para aparecer e sumir. Não posso cortar esse Ré da melodia enquanto não estou fazendo o Dó e o Si. Eu acho que ela soa melhor dessa outra forma, com vozes individuais. Não quero ensinar nada, hein! É só para entender como funciona as melodias! [risos]. Não é legal tirar o dedo dois das cordas debaixo e trazer para cima de forma brusca", disse.
Já Rafael Bittencourt brincou com a situação e percebeu que realmente ele tinha razão.
"Olha o corte aí! Fabio Lima ensina Rafael Bittencourt a tocar ‘Rebirth’! [risos]. Entendi o que você está fazendo. Agora, sempre que eu tocar vão falar que aprendi com o Fabio Lima. Eu entendi, é que esse shape não é automático e meu pensamento é muito para o shape do acorde e não procurando a sonoridade, aí não me atentei para essa possibilidade. Essa parte do Ré Menor eu faço assim, mas fica uma bosta mesmo, você tem razão. Acho que fica melhor mesmo dessa forma", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps