Queen: Tesouros pessoais de Freddie Mercury serão expostos e leiloados
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
Uma lista de incríveis pertences de Freddie Mercury serão expostos pelo mundo e, posteriormente, leiloados. Entre os itens, estão uma coroa usada por ele no palco, réplica da que será usada pelo Rei Charles.
Conforme publicado pelo The Guardian, a exposição principal estreará em Londres em agosto, e contará com cerca de 1500 itens. O evento é parte da celebração da data em que o lendário vocalista comemoraria 77 anos. Outras exibições acontecerão também em Nova Iorque, Los Angeles e Hong Kong.
"Eu gosto de me cercar de coisas esplêndidas", escreveu Mercury no livro Freddie Mercury: A Life, In His Own Words. "Uma bagunça exótica."
Entre os históricos itens estará uma coroa, réplica daquela que será usada na coroação do novo rei da Inglaterra. Ela acompanha um manto de veludo vermelho, pele sintética e lantejoulas. O traje era utilizado por Mercury no encerramento de apresentações do Queen em 1986 — como o épico show de Wembley. Confira no vídeo abaixo.
Será exposto também o manuscrito original da letra de "We Are the Champions", grande hino da banda. Espera-se que apenas esse item atinga 300 mil libras quando leiloado. Além disso, os visitantes poderão ver itens pessoais, como um pente de bigode em prata feito pela Tiffany & Co, sem contar obras de arte, instrumentos musicais, tapeçarias e joias.
"A sensacional vida de Freddie Mercury nos deixou uma rica variedade de momentos artísticos que até hoje ainda nos emocionam e surpreendem", disse Oliver Barker, o presidente da leiloaria europeia Sotheby. "É um legado que, assim como sua música, viverá para sempre."
Já o chefe de vendas da casa, David MacDonald, disse:
"A coleção de Freddie Mercury é uma manifestação da criatividade, do bom gosto e do olhar afiado de um homem dotado de um olhar extraordinário para a beleza. Ela nos apresenta muito mais do que uma típica seleção requintada de artigos de artistas de séculos e países diferentes. Como uma boneca russa, a Garden Lodge [mansão onde ele residia] revelou suas camadas de tesouros nos últimos meses. A rica gama de objetos que descobrimos lá nos levou a uma aventura gloriosa através da imaginação. Abrir a porta para esse lugar tão especial que foi a casa de Freddie Mercury nos oferece uma credencial aos bastidores definitivo de seu mundo."
A exposição Freddie Mercury: A World of his Own será inaugurada na Sotheby, em Londres, em 4 de agosto, e será encerrada em 5 de setembro — data em que o vocalista completaria 77 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps