O hit do Jota Quest que pode ser considerado rock progressivo pelos padrões atuais
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de abril de 2023
O Jota Quest surgiu nos anos 1990 e logo se tornou um dos grandes nomes do rock nacional. No segundo disco, "De Volta Ao Planeta" (1998), o hit "Fácil" catapultou o grupo mineiro ao estrelato de vez.
Em entrevista ao podcast "Prática na Prática", o baixista PJ explicou o motivo pelo qual tinha resistência com essa canção. Ele também disse que para os padrões de hoje a música poderia ser considerada rock progressivo.
"No começo, nos sentíamos tipo Patinho Feio. Era uma banda de soul de Minas Gerais. Estava indo bem, mas não era pop ainda. Aí, apareceu o Charlie Brown com ‘O Coro Vai Comê!’. Eles explodiram ali! Então, aparecemos com a música ‘Fácil’. Eu tive muita resistência com essa música. Eu era muito radical e achei que não tinha nada a ver. Eu queria uma coisa meio Jamiroquai. Estava bombando na época. Eu não queria gravar. Quando não gosto, sempre falo que não gosto. Não sei se isso é legal. Mas eu entro na música. Não queria derrubar. Vamos gravar e ver no que ia dar. Essa foi a primeira música mais focada no violão que fizemos. As baladas do primeiro disco eram mais para o soul e jazz. Hoje, se uma banda lança ‘Fácil’, vai ser considerada rock progressivo! Tem um baixo trabalhado, introdução grande, versos diferentes. Tem um solo de baixo no meio que eu tinha esquecido já, porque hoje tocamos diferente".
Confira o hit "Fácil" aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps