Cinco clássicos do metal que fazem 40 anos em 2023
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de maio de 2023
O heavy metal deu seus primeiros passos nos anos 1970, através de discos lançados por gigantes da música pesada, como Black Sabbath, Deep Purple e Judas Priest. O estilo continuou a sua ascensão na década seguinte, com o surgimento de várias bandas e a criação de diferentes ramificações, como thrash metal, black metal, death metal e power metal.
Todos os anos da década de 1980 foram importantes para o desenvolvimento do heavy metal, mas 1983 merece um lugar especial nos corações dos headbangers, por uma simples razão: muitos discos influentes e importantes foram lançados no citado ano. E alguns desses álbuns podem ser conferidos em mais uma lista elaborada pelo redator Mateus Ribeiro.
Aperte o play e confira cinco clássicos do metal que fazem 40 anos em 2023.
"Piece Of Mind" - Iron Maiden
O quarto trabalho de estúdio do Iron Maiden marca a estreia do baterista Nicko McBrain e é tão marcante quanto seu antecessor, o magnífico "The Number Of The Beast". "Piece Of Mind" é um trabalho épico, técnico e repleto de músicas que se tornaram hinos não apenas do Maiden, mas também do heavy metal, como "Where Eagles Dare", "The Trooper", "Flight Of Icarus" e "Revelations".
Data de lançamento: 16 de maio de 1983
Gravado por: Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria)
Tracklist
"Where Eagles Dare"
"Revelations"
"Flight Of Icarus"
"Die With Your Boots On"
"The Trooper"
"Still Life"
"Quest For Fire"
"Sun And Steel"
"To Tame A Land"
"Holy Diver" - Dio
O talentoso Ronnie James Dio, vocalista que passou pelas bandas ELF e Rainbow, foi escolhido como substituto de Ozzy Osbourne e se tornou frontman do Black Sabbath em 1979. Após gravar dois ótimos álbuns com o grupo liderado por Tony Iommi, Dio decidiu montar a sua própria banda, batizada com seu sobrenome artístico.
O primeiro trabalho de Dio é "Holy Diver", uma aula de heavy metal comandada por uma das vozes mais poderosas e influentes da história da música pesada. Tudo o que se ouve em "Holy Diver" beira a perfeição, como pode ser conferido em "Stand Up And Shout", "Rainbow In The Dark", "Caught In The Middle", "Don't Talk To Strangers" e obviamente, na faixa que dá nome ao trabalho.
Clássico absoluto, que é fundamental na coleção de todo fã de heavy metal.
Data de lançamento: 25 de maio de 1983
Gravado por: Ronnie James Dio (vocal), Vivian Campbell (guitarra), Jimmy Bain (baixo) e Vinny Appice (bateria)
Tracklist
"Stand Up And Shout"
"Holy Diver"
"Gypsy"
"Caught In The Middle"
"Don't Talk To Strangers"
"Straight Through The Heart"
"Invisible"
"Rainbow In The Dark"
"Shame On The Night"
"Kill 'Em All" - Metallica
Um jovem tenista dinamarquês desembarcou na América do Norte, mais precisamente na Califórnia, e decidiu montar uma banda de heavy metal. Esse rapaz, chamado Lars Ulrich, encontrou James Hetfield e a ambiciosa dupla montou o Metallica.
A sonoridade do Metallica era uma mistura que trazia elementos de punk e heavy metal britânico. O mix, rápido e pesado, resultou em um dos maiores clássicos do thrash metal, estilo que até 1983, era desconhecido. Coube ao seminal "Kill 'Em All", primeiro disco do Metallica, apresentar ao mundo a vertente mais veloz do metal.
Repleto de guitarras cortantes e solos muito rápidos, "Kill 'Em All" é um trabalho empolgante, violento e furioso, que apresenta clássicos da porradaria, como "The Four Horsemen", "Hit The Lights", "Seek & Destroy" e a música que deu nome ao maior site de heavy metal do Brasil.
Data de lançamento: 25 de julho de 1983
Gravado por: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
Tracklist
"Hit The Lights"
"The Four Horsemen"
"Motorbreath"
"Jump In The Fire"
"(Anesthesia) Pulling Teeth"
"Whiplash"
"Phantom Lord"
"No Remorse"
"Seek & Destroy"
"Metal Militia"
"Melissa" - Mercyful Fate
Vindo da Dinamarca, o Mercyful Fate balançou o mundo da música pesada com seu primeiro disco. "Melissa" é um álbum muito sombrio, capaz de deixar até mesmo o mais true dos headbangers tremendo de medo. Embora o instrumental indique que "Melissa" é um álbum de heavy metal, a temática lírica transforma o debut do Mercyful Fate em um dos pioneiros do metal extremo.
Audição obrigatória para quem gosta do lado mais pesado e obscuro do metal.
Data de lançamento: 30 de outubro de 1983
Gravado por: King Diamond (vocal), Hank Shermann (guitarra), Michael Denner (guitarra), Timi Grabber (baixo) e Kim Ruzz (bateria)
Tracklist
"Evil"
"Curse Of The Pharaohs"
"Into The Coven"
"At The Sound Of The Demon Bell"
"Black Funeral"
"Satan's Fall"
"Melissa"
"Show No Mercy" - Slayer
Para encerrar a lista, um dos trabalhos mais desgraçados da história do metal. "Show No Mercy" é um dos discos mais influentes não apenas do thrash, mas também do death e do black metal, por conta de suas letras agressivas e satânicas.
Em seu primeiro trabalho, o Slayer mostrou que era um poço de violência, brutalidade e velocidade, características que continuaram presentes ao longo dos quase 40 anos de atividade do grupo.
Se você é fã de metal extremo hoje em dia, agradeça por um dia o Slayer ter lançado "Show No Mercy".
Data de lançamento: 3 de dezembro de 1983
Gravado por: Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria)
Tracklist
"Evil Has No Boundaries"
"The Antichrist"
"Die By The Sword"
"Fight Till Death"
"Metal Storm/Face The Slayer"
"Black Magic"
"Tormentor"
"The Final Command"
"Crionics"
"Show No Mercy"
Para ouvir cinco músicas de cada álbum da lista, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify. Valeu!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps